Apesar do temor de líderes europeus de não chegar a um texto final da cúpula entre Celac e União Europeia (UE), países chegaram a um consenso.
O documento emitido traz menção à guerra na Ucrânia, mas sem termos hostis à Rússia, e com um asterisco no final, citando que um país não concorda com um parágrafo. Esse país é a Nicarágua e o trecho é relacionado à guerra.
O parágrafo 15 do texto, que menciona o conflito, diz o seguinte:
“Expressamos profunda preocupação com a guerra em curso contra a Ucrânia, que continua a causar imenso sofrimento humano e está exacerbando as fragilidades existentes na economia global, restringindo o crescimento, aumentando a inflação, interrompendo as cadeias de suprimentos, aumentando a insegurança energética e alimentar e aumentando os riscos sobre a estabilidade financeira. Nesse sentido, apoiamos a necessidade de uma paz justa e sustentável.
Reiteramos igualmente nosso apoio à Iniciativa de Grãos do Mar Negro e aos esforços da UNSG para garantir sua extensão. Apoiamos todos os esforços diplomáticos destinados a uma paz justa e sustentável, de acordo com a carta da ONU.”