Da Redação Avance News
Se você utiliza as redes sociais, é provável que nos últimos dias tenha se deparado com as frases “Attenzione pickpocket!” ou “Attenzione borseggiatrici!” ganhando popularidade.
O fenômeno teve início no TikTok, onde uma mulher passou a alertar turistas sobre furtos em Veneza, gritando as famosas frases. Traduzidas para o português, elas significam “atenção, batedores de carteira!”.
Leia mais:
Esses vídeos são compartilhados pela conta “Cittadini Non Distratti” (Cidadãos Não Distraídos, em tradução livre), que conta com uma base sólida de mais de 380 mil seguidores. Os vídeos já ultrapassam milhões de visualizações, inclusive o abaixo, que está próximo dos 60 milhões.
- A “Cittadini Non Distratti” teve início em 2019, quando a página surgiu no Facebook.
- Em sua descrição, a conta se apresenta como um grupo voluntário que tem como objetivo evitar furtos e recuperar carteiras roubadas.
- Nas redes sociais, o grupo também compartilha imagens de supostos ladrões, porém, foram os vídeos com a voz da mulher italiana gritando pelas ruas de Veneza que realmente chamaram a atenção, impulsionando o viral.
- Esses posts se tornaram verdadeiros fenômenos nos últimos meses.
Apesar do enorme sucesso e dos diversos memes que a expressão “Attenzione pickpocket!” gerou, a mulher por trás da voz gravada nos vídeos expressou preocupação com o uso inadequado de sua fala.
“Considero inadequado o uso do meu áudio para fins políticos ou para pessoas se passarem por batedores de carteira. Grito para alertar os cidadãos e turistas sobre a presença de indivíduos pertencentes a uma organização criminosa”, escreveu ela em um post.
Memes
Como era de se esperar, após a enorme repercussão dos vídeos, os internautas não perderam tempo e começaram a utilizar o áudio e a expressão para ironizar situações diversas.
A seguir, confira alguns dos memes criados e compartilhados nas redes sociais, mostrando que o fenômeno se tornou uma verdadeira sensação na internet.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!