segunda-feira, 25 novembro 2024
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Mercado não se abala com movimento da Rússia

Da Redação Avance News

Talvez o aspecto mais surpreendente do anúncio da Rússia em 17 de julho de que estava suspendendo sua participação no corredor da Black Sea Grain Initiative foi a reação do mercado à notícia. Os preços do trigo dispararam inicialmente após a divulgação da notícia nas horas de pré-negociação, mas reverteram o curso e caíram US$ 7,20 durante o pregão de ontem da CBOT, abrindo a US$ 6,61 por bushel e fechando 1% abaixo, a US$ 6,53.

Existem várias teorias sobre por que isso ocorreu. Ao contrário de quando a Rússia invadiu a Ucrânia pela primeira vez em fevereiro de 2022 e bloqueou os portos do país no Mar Negro durante os primeiros cinco meses do conflito, o impacto psicológico da decisão foi mínimo, já que se especulou por semanas que a Rússia desistiria do acordo, o que no último ano permitiu à Ucrânia exportar mais de 33 milhões de toneladas de grãos e alimentos. Os compradores também tiveram muito tempo para comprar trigo antes do prazo de 17 de julho, o que os deixa bem abastecidos para o futuro imediato.

Dan Basse, presidente da AgResource Company, sediada em Chicago, Illinois, nos EUA, e analista veterano do mercado global de grãos, citou outro fator potencial na reação silenciosa do mercado à decisão da Rússia, observando que há especulações de que a Turquia e os países da UE podem fornecer cobertura militar para mover grãos com segurança através do corredor.

“Embora a Rússia possa prometer sair do acordo, outros vão intervir aqui?” Basse disse. “Os turcos vão fornecer comboios militares para tirar grãos do corredor? Essas são possibilidades, e acho que o mercado também pode estar entendendo que existem outros caminhos de exportação para a Ucrânia”.

O rio Danúbio, por exemplo, aumentou sua capacidade de exportação de grãos de várias centenas de milhares de toneladas por mês antes do início da guerra, 17 meses atrás, para mais de 2 milhões de toneladas hoje.

“Se de fato o corredor continuasse desativado – acho que essa é a grande questão, se o corredor ficasse fora de serviço pelos próximos 12 meses – isso aumentaria o preço para os agricultores ucranianos em termos de logística e custo para levar o grão ao mercado”, Basse disse. “Mas como a Ucrânia tem estoques menores e como suas safras serão muito menores este ano , acho que eles seriam capazes de exportar pela Europa Oriental e pelo Danúbio (rio) e obter cerca de 3 milhões de toneladas por mês. . Isso permitiria que eles se livrassem de qualquer produção agrícola este ano.



Fonte: AgroLink

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