Assistir à estreia de Lionel Messi nos Estados Unidos na TV não custa tanto quanto ver pessoalmente, mas também não é de graça.
A Apple TV, que transmite a partida da Copa das Ligas do Inter Miami contra o time mexicano Cruz Azul, está cobrando até US$ 49 pelo espetáculo de futebol desta sexta-feira (21). No entanto, esse preço dá acesso ao “MLS Season Pass”, o novo pacote de futebol da Apple que inclui jogos da temporada mais a Leagues Cup que começa hoje à noite.
No mês passado, a Apple reduziu pela metade o preço do passe da temporada da MLS, já que a temporada está chegando ao fim. Os assinantes do Apple TV+ podem pagar US$ 12,99 por mês ou US$ 39 pelo restante da temporada e os não assinantes podem pagar US$ 14,99 por mês ou US$ 49 pelo resto da temporada, que termina em outubro.
A Apple também transmite um número seleto de partidas gratuitamente semanalmente (sem necessidade de assinatura), mas a equipe de Messi ainda não está na programação.
O acordo de 10 anos custou à Apple US$ 2,5 bilhões, de acordo com o Financial Times. As partidas vão ao ar internacionalmente sem blecautes, então todos os jogos têm comentaristas em inglês e espanhol.
A Apple não divulgou números de audiência, mas o vice-presidente sênior de serviços da Apple, Eddy Cue, disse recentemente que está indo “muito melhor do que o previsto” para o número de assinaturas e espectadores.
A assinatura de Messi “torna o acordo de direitos de mídia da Apple mais valioso do que jamais poderia ter imaginado”, disse David Rumsey, repórter do Front Office Sports , à CNN. Ele disse que está “confiante de que a empresa teria que pagar uma taxa mais alta do que o acordo anual de US$ 250 milhões que fechou no verão passado se Messi já estivesse na liga”.
Rumsey não espera que o serviço de streaming da Apple ceda sob pressão, mas ele acha que o jogo de sexta-feira “poderia facilmente atrair a maior audiência para um jogo da MLS nesta temporada”.
Messi, de 36 anos, é um dos atletas mais condecorados de todos os tempos, ganhando o prestigioso prêmio Ballon d’Or sete vezes e a Copa do Mundo com a seleção argentina no ano passado. Seu acordo inclui uma opção de propriedade parcial do clube de Miami e um corte na receita de novos assinantes do MLS Season Pass, de acordo com vários relatórios.
No domingo passado, a Apple TV transmitiu um evento de inauguração ao vivo gratuitamente no estádio do Inter Miami, dando aos fãs a primeira olhada no astro internacional. A Apple também comprou outdoors em Miami exibindo o emoji de cabra envolto em rosa do Inter Miami , com o slogan “agora na Apple TV”.