terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeSaúdeVeja como se prevenir das hepatites virais

Veja como se prevenir das hepatites virais

Veja como se prevenir das hepatites virais
Redação EdiCase

Veja como se prevenir das hepatites virais

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, é uma data importante para aumentar a conscientização sobre as hepatites virais e promover ações para prevenir, diagnosticar e tratar essas infecções que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

Instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data foi escolhida em homenagem ao nascimento do renomado cientista e microbiologista dos Estados Unidos, o Dr. Baruch Blumberg, em 1925. Ele se tornou laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1976.

Cuidados contra a doença

As hepatites virais, classificadas em A, B, C, D e E, atingem o fígado e causam quadros inflamatórios ou infecciosos. Além disso, a doença também causa danos ao coração. Segundo a OMS, o aumento de ações como vacinação infantil contra hepatite B, prevenção da transmissão do vírus da hepatite B da mãe para o filho, segurança de injeções, redução de danos e testes e diagnóstico, tratamento e cuidados podem ajudar na
erradicação da doença.

Consequências da hepatite

As hepatites podem prejudicar a saúde de variadas formas. “Como as hepatites são inflamações crônicas, o organismo passa por uma série de inflamações em
diferentes órgãos.

O coração, por exemplo, sofre com o endurecimento das artérias, processo denominado aterosclerose, dificultando o fluxo sanguíneo e acarretando aumento das chances da pessoa ter um AVC (acidente vascular cerebral) ou infarto agudo do miocárdio”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes.

Casos de hepatites virais no Brasil aumentou no último ano (Imagem: Orawan Pattarawimonchai | Shutterstock)

Sintomas das hepatites virais

O relatório da OMS de 2022 mostra que, por ano, nas Américas, ocorrem 10 mil novas infecções pelo vírus da hepatite B e 23 mil mortes, além de 67 mil novas infecções pelo vírus da hepatite C e 84.000 mortes. Por isso, é importante estar atento aos sinais dessa doença.

Dentre os sintomas das hepatites virais, estão:

  • Mal-estar
  • Cansaço
  • Enjoos
  • Vômitos
  • Tontura
  • Febre
  • Dor abdominal
  • Urina escura
  • Fezes claras
  • Olhos amarelados.

Contudo, na maioria das vezes são infecções silenciosas, que não apresentam sintomas.

Prevenindo as hepatites virais

O Dr. Rizzieri Gomes dá algumas dicas de como prevenir as hepatites virais:

  • Vacinação:
    a hepatite tipo A e B têm vacinação gratuita no SUS;
  • Hidratação:
    atenha-se ao consumo de água filtrada, lave bem as mãos e os alimentos;
  • Utilização de preservativos:
    a
    hepatite B

    , por exemplo, pode ser transmitida por meio de relações sexuais. Então, é extremamente importante o sexo com a utilização de preservativos;
  • Precauções na hora de cuidar das unhas, em casa ou no salão:
    materiais que podem ter contato com o sangue precisam ser higienizados da maneira correta, então recomenda-se que as pessoas tenham muito cuidado ao usar alicates de cutícula e outros materiais, pois podem ser meios para a transmissão da hepatite C. 

É importante lembrar que no Brasil os tipos de hepatite mais comuns
são as do vírus

A, B e C. O vírus da hepatite D é mais frequente na América do Norte, e o vírus da hepatite E é mais facilmente encontrado na África e Ásia.

As doenças causam aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada à do HIV e a da tuberculose.

Por Mariana Paker

Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS