Sem Róger Guedes, o Corinthians venceu o Newell’s Old Boys-ARG, na noite desta terça-feira (1), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time brasileiro saiu atrás no placar, mas ganhou por 2 a 1, de virada.
Portillo abriu o placar para o time argentino no fim da primeira etapa. Na etapa final, Yuri Alberto, de pênalti, e o garoto Wesley garantiram a virada em casa.
Com o resultado, o Timão leva a vantagem do empate para o jogo da volta, terça que vem (8), na Argentina. Caso perca por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.
Como foi o jogo
O roteiro da partida foi dramático e bastante emocionante. O Corinthians teve grande atuação nos minutos iniciais, mas caiu de produção pouco antes do intervalo, quando o time argentino abriu o placar com Portillo.
Para a segunda etapa, o Timão se lançou ao ataque e respondeu rápido, virando o placar ainda antes dos 20 minutos do segundo tempo. Primeiramente, com Yuri Alberto, de pênalti. Em seguida, com Wesley, em lance de oportunismo na grande área.
O jogo de volta entre as equipes está marcado para a próxima terça-feira (8), em Rosario, na Argentina. Antes disso, o clube paulista vai ao Rio Grande do Sul encarar o Internacional, no sábado (5), pelo Brasileirão.
Sem o craque
Foi um dos primeiros jogos importantes do Corinthians sem a presença de Róger Guedes desde a chegada do ex-camisa 10 ao Timão, ainda em 2021. O atacante foi negociado com o Al-Rayyan, do Catar, e teve a transferência confirmada poucas horas antes da bola rolar em Itaquera.
No pré-jogo, inclusive, era esse o principal tema na boca dos quase 40 mil presentes no estádio. Na ausência do artilheiro, a opção de Luxemburgo foi pelo jovem Guilherme Biro, deslocado ao lado esquerdo do ataque.
Faltou pontaria
O Corinthians criou bastante, teve muito volume, mas esbarrou em um fator importantíssimo para abrir o placar na Arena: a pontaria. Foram ao menos três chances cara a cara com Hoyos, parando em defesas importantes do goleiro ou em arremates na rede pelo lado de fora.
O principal destaque alvinegro foi a assertividade nas beiradas. O triângulo com Fagner, Ruan Oliveira e Adson funcionou bem nas tabelas para chegar à linha de fundo.E quem não faz…
Quem não tinha nada a ver com a falta de objetividade corintiana foi o Newell’s. E o time argentino soube aproveitar da melhor forma, em bela chegada pela esquerda, com Martino. O ala foi para o fundo, deixou Fagner e Bruno Méndez para trás e cruzou rasteiro, encontrando Portillo, livre para marcar: 1 a 0.
Dor (do) Gigante
Já nos minutos finais, Cássio espalmou chute de fora da área e se chocou com o atacante do Newell’s Old Boys no rebote. Forte, a jogada resultou em intervenção do departamento médico e paralisação do jogo por cinco minutos, acrescidos posteriormente.
O Gigante se manteve em campo até o final do primeiro tempo. No retorno das equipes, Carlos Miguel foi acionado por Luxemburgo e entrou em campo.
Resposta rápida
Com a necessidade clara de chegar ao gol, o Corinthians voltou do intervalo com Wesley na vaga de Matheus Araújo. Desta forma, a equipe passou a jogar em um 4-2-3-1, tendo Adson mais centralizado, Wesley e Biro nas pontas e Ruan Oliveira com mais liberdade para chegar na área.
E foi em uma destas chegadas que o Corinthians marcou o gol de empate. o camisa 33 recebeu belo passe de coxa de Yuri Alberto, invadiu a grande área e foi derrubado. Pênalti para o Timão.
Na cobrança, Yuri Alberto deslocou Hoyos e bateu cruzado, para colocar números iguais no placar: 1 a 1.
Garoto pé quente!
Uma das apostas de Luxemburgo no intervalo, o garoto Wesley teve uma noite memorável na Neo Química Arena. Aos 20 minutos do segundo tempo, o jovem marcou o que foi seu primeiro gol com o elenco profissional do Timão.
A jogada se iniciou pelo lado direito, em tabela de Fagner com Ángel Romero. O paraguaio, que havia entrado minutos antes, conduziu para o fundo, deu belo cruzamento cavado e encontrou Wesley, que bateu firme com a perna direita e virou o placar para o Timão.
Corinthians 2 x 1 Newell’s Old Boys
Corinthians: Cássio (Carlos Miguel); Fagner, Bruno Méndez, Murillo e Matheus Bidu; Maycon, Ruan Oliveira e Matheus Araújo (Wesley); Adson, Guilherme Biro (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Newell’s Old Boys: Hoyos; Velazques, Ortiz e Mansilla; Mosquera, Sforza, Portillo, Ferreira e Matino; Gomez e Recalde. Técnico: Gabriel Heinze.
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Data e horário: 1 de agosto de 2023 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Neo Química Arena, em São PauloÁrbitro: Gustavo Tejera (URU).
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Carlos Barreiro (URU).
Árbitro de vídeo: Andrés Cunha (URU).
Gols: Portillo (45 min 1ºT), para o Newell’s; Yuri Alberto (12 min 2ºT), para o Corinthians.
Cartões amarelos: Murillo, do Corinthians; Ferreira, do Newell’s.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
(Publicado por Luccas Oliveira)