Da Redação Avance News
Tudo sobre ChatGPT
Tudo sobre Inteligência Artificial
Tudo sobre OpenAI
O ChatGPT lançou um grande holofote sobre a inteligência artificial nos últimos tempos e, desde então, novos lançamentos tecnológicos passaram a priorizar esta tecnologia em seus eletrônicos. Com a OpenAI, criadora do chatbot, não foi diferente: e empresa passou a investir em novas versões do ChatGPT e estrou até mesmo um modelo Code Interpreter.
De forma geral, a tecnologia Code Interpreter consegue processar dados (entre textos e códigos) e realizar tarefas que um chatbot comum (conectado apenas à linguagem textual) não poderia fazer. A seguir, entenda o que é o ChatGPT Code Interpreter e como utilizá-lo.
Leia mais:
O que é e como funciona ChatGPT Code Interpreter?
A versão clássica do ChatGPT é um robô virtual com inteligência artificial que processa comandos textuais enviados pelo usuário e que fornece uma resposta a estes comandos também utilizando um texto escrito. Essa funcionalidade é incrivelmente útil e possui inúmeras ações para facilitar a vida do usuário, mas assim como qualquer tecnologia, ainda tem limites.
É por isso que a desenvolvedora OpenAI criou uma nova versão com um intérprete de código (Code Interpreter): o usuário pode enviar comandos em texto ou em linguagem de programação, e a IA fornece uma resposta utilizando a linguagem Python.
Tudo o que é digital (sites, banners, imagens, vídeos, redes sociais, etc.) possui uma estrutura construída por dados, mesmo que nem sempre possamos vê-los. É como os tijolos de uma casa: você sabe que estão lá, mas não os vê. Estes códigos formam diferentes conjuntos organizacionais para construir “objetos” digitais, e estes conjuntos são intitulados de “linguagens de programação” –– como C++, JavaScript, e a própria Python.
Pois bem, o ChatGPT Code Interpreter utiliza a linguagem de programação Python para executar tarefas solicitadas pelo usuário. Mas por que criar uma versão do ChatGPT para isso? A resposta é simples: o texto convencional é muito limitado e não pode fazer tudo o que os internautas precisam. Em contrapartida, ao utilizar o Code Interpreter, o usuário pode solicitar alguns dos seguintes comandos:
- Extrair a cor em código de uma imagem ou fragmento de imagem;
- Pedir que separe uma imagem pela metade, que mude as cores, e as junte para formar uma nova imagem;
- Corrigir digitalmente uma imagem;
- E colocar em prática diversas tarefas que o ChatGPT convencional não pode.
Como utilizar o ChatGPT Code Interpreter?
O usuário deve se dirigir ao site oficial da OpenAI e criar uma conta gratuita para utilizar os recursos do ChatGPT de forma geral. Em seguida, deve abrir o ChatGPT e clicar no botão ChatGPT-4. Nesta última opção, o usuário poderá escolher o Code Interpreter e passar a utilizá-lo normalmente.
Vale destacar que o ChatGPT-4 é pago, com uma assinatura mensal de US$ 20 (aproximadamente R$ 97 na cotação atual do dólar americano). Uma vez que a assinatura do seu plano for concluída, as funções do Code Interpreter serão desbloqueadas e estarão prontas para uso.
E por que o ChatGPT Code Interpreter é tão importante?
Como já dito anteriormente, o ChatGPT convencional utiliza a linguagem textual para explicar e descrever respostas às solicitações dos usuários. Em outras palavras, ele não oferece uma resposta de forma muito ativa ao usuário, como gerar um gráfico complexo ou editar uma imagem. Por isso, o Code Interpreter aparece como um divisor de águas, porque pode ser utilizado para colocar uma resposta em prática utilizando a linguagem Python para trazer ao internauta algo muito mais prático do que apenas um conjunto de textos.
O ChatGPT Code Interpreter é importante porque não apenas pode descrever um problema, como encontrar uma solução para ele e colocá-la em prática por si próprio. Com o tempo, a inteligência artificial do Code Interpreter pode se tornar tão interativa quanto às das assistentes sociais (como Siri e Alexa), de maneira que o usuário pode enviar uma foto de um turista no Cristo Redentor e solicitar que o ChatGPT Code Interpreter remova todas as pessoas especificadas na foto e deixe apenas o determinado turista, sem qualquer problema na qualidade da imagem.
Com informações de: MUO.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!