terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeChiclete, vitaminas e protetor solar: por que estão na mira da Anvisa?

Chiclete, vitaminas e protetor solar: por que estão na mira da Anvisa?

Da Redação Avance News

Presente na indústria farmacêutica, alimentícia, têxtil e até na construção civil, a substância cujas características se assemelham a um pó branco, o dióxido de titânio, pode estar com seus dias contatos. Principalmente, por apresentar alguns fatores de riscos à nossa saúde, a substância trouxe preocupação a União Europeia, que o proibiu desde 2021, após a comprovação de seus malefícios.

No Brasil, a Anvisa reconheceu há dois anos a pertinência da adoção de medidas restritivas quanto ao uso de dióxido de titânio em alimentos. No entanto, não proibiu sua comercialização. Mas em 2023, a substância entrou novamente em pauta na agência reguladora e estima-se que até o fim do ano alguma medida seja divulgada. Mas até lá, ainda precisamos nos precaver. Afinal, quais produtos podem contem o dióxido de titânio? Como saber se um alimento possui este item na composição?

Leia mais:

  • Botox: Anvisa suspende venda de duas marcas com alerta de falsificação
  • Obesidade: Anvisa aprova medicamento para perder peso
  • Aspartame: Anvisa não muda recomendação após alerta da OMS

O que é o dióxido de titânio e por que faz ao corpo humano?

Antes de mais nada, precisamos entender que o dióxido de titânio (fórmula química TiO2) é um pigmento branco usado em diversos produtos dos mais variados segmentos. Para você ter uma ideia, ele pode ser encontrado em cereais, no leite, no cimento, protetor solar, e até em baterias. Nem aquela cápsula de vitamina D que você toma escapou da substância. Presente em tantos lugares, como será que o dióxido de titânio representa uma ameaça ao nosso corpo?

Dióxido de titânio no corpo humano

Para começar, estudos comprovaram que suas partículas podem quebrar as fitas do material genético e causar danos nos cromossomos. Em outras palavras, essa substância é uma vilã em nosso DNA.
Além disso, a substância pode ficar nos órgãos, como fígado, baço, rim e tecidos intestinais e desregulam o nosso sistema imunológico, afetando até mesmo os testículos e espermatozoides. E ainda pode atravessar a placenta, sendo transferidas para o feto.

Como posso saber se um produto possui dióxido de titânio?

Para saber se a substância está presente em um produto, é só verificar a embalagem e conferir a lista de ingredientes. Geralmente, ele pode ser identificado com as seguintes nomenclaturas químicas: TITANIUM DIOXIDE, TITANIUM DIOXIDE.

Porém, infelizmente, como no Brasil o uso da substância se tornou demasiado na indústria, os consumidores podem nunca terem conhecimento do quanto foi usado em cada produto, já que é de sigilo industrial e não existem informações nos rótulos.

Quais alimentos e medicamentos possuem dióxido de titânio na composição?

O dióxido de titânio está presentes em muitos alimentos ultraprocessados como laticínios, molhos, cremes, bebidas, doces, sorvetes, coberturas, chocolates e produtos de confeitaria. Sucos que, geralmente, precisam de corante também levam à substância.

Na indústria farmacêutica, o dióxido de carbono é usado na fabricação como agente de coloração para cápsulas, comprimidos e filmes, comprimidos revestidos, pastilhas, fitas médicas pegajosas. Ou seja, pode estar na cápsula da sua vitamina ou para dar cor ao seu comprimido.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Chiclete, vitaminas e protetor solar: por que estão na mira da Anvisa? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS