No CNN Esportes S/A deste domingo (06), Marcos Motta, advogado de direito esportivo, empresário e professor, foi o convidado de João Vitor Xavier. Dono da Bichara e Motta Advogados, Motta falou sobre a chegada das SAFs no futebol brasileiro.
A SAF é um meio do clube se tornar um modelo de negócio bem gerido
Marcos Motta, advogado de direito esportivo
No Brasil, Coritiba, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco já aderiram esse modelo de negócio. Motta ressalta que “SAF não é fim, SAF é meio” e que é um processo lento até o (não garantido) sucesso.
Aprendi com Alex Ferguson: no longo prazo, a consistência sempre vence a conveniência
Marcos Motta, advogado de direito esportivo
Para o advogado, a SAF é um meio do clube se tornar um modelo de negócio bem gerido e saturar as dívidas. Mas Motta afirma que existem modelos de SAFs que podem ser implementados em clubes como Palmeiras e Flamengo.
Essa primeira leva, sem dúvidas, veio muito a reboque das dívidas dos clubes. Acho que eventualmente teremos uma segunda leva, tem modelos que podem ser implementados em clubes como Palmeiras, Flamengo, Athletico, que eventualmente não precisam de um dono ou de um controle. Eles podem criar uma SAF pra levantar capital pra poder escalar o seu produto
Marcos Motta, advogado de direito esportivo
CNN Esportes S/A
Esta é a décima edição do CNN Esportes S/A. o programa que vai ao ar todos os domingos, às 21h15, fala sobre um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o futebol.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.