Secretária de Assistência Social participa do encontro estadual com o tema “Enfrentamento à violência contra mulheres”
A presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social – Coegemas, secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro participou, nesta quarta-feira (09.08), do Encontro Estadual “Enfrentamento à Violência contra Mulheres”, em Cuiabá. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Durante o evento, realizado em conjunto com o Núcleo Estadual de Políticas para Mulheres (Nepom), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, aproveitou a ocasião para o lançamento do Programa SER Família Mulher, que dará auxílio moradia para mulheres vítimas de violência.
Ao parabenizar a primeira-dama, Virginia Mendes, a secretária Jucélia Ferro enalteceu a iniciativa tanto pelo evento quanto pelo lançamento do programa Ser família Mulher.
“Esse foi um evento que valoriza as mulheres, pois o tema em destaque foi a violência doméstica e, esse programa, vem para fortalecer as mulheres, para que possam sair da situação de vulnerabilidade, da agressão física, moral, mental e consiga seguir sua própria vida”, destaca Jucélia.
Jucélia citou ainda, as várias ações direcionadas às mulheres vítimas de violência, realizadas em Sorriso que vão além do atendimento. Incluindo campanhas para que a agressão física domiciliar não aconteça.
Lembrando que quando há uma agressão física, contra a mulher, acaba agredindo também os filhos e toda os familiares que estão naquele ambiente. “Então nós fazemos várias campanhas, capacitamos a equipe técnica para os atendimentos. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), acolhe e faz o acompanhamento dessas mulheres. Temos o Núcleo da Mulher, constituído em 2018, com apoio do poder executivo, com profissional cedida pela Assistência Social e contamos também com a Rede Unificada de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, vítimas de violências, onde as mulheres de Sorriso, recebem todo apoio para sair do ciclo vicioso de violência. Todas essas ações, no âmbito municipal, têm apoio do poder judiciário, através do juiz Anderson Candiotto e do prefeito Ari Lafin”, conclui a primeira-dama.