Um navio de guerra da russo disparou, neste domingo (13), tiros de alerta contra um cargueiro de bandeira Palau no sudoeste do Mar Negro enquanto se dirigia para a Ucrânia, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
No mês passado, a Rússia encerrou um acordo de grãos mediado pela ONU que garantiu que a Ucrânia pudesse levar seus produtos agrícolas ao mercado através do Mar Negro. Moscou advertiu que consideraria como potencialmente transportando armas todos os navios que se dirigem para as águas ucranianas.
A Rússia disse em um comunicado que o navio de patrulha Vasily Bykov disparou armas automáticas contra o navio Sukru Okan depois que o capitão deste último não respondeu a um pedido de parada para inspeção.
O Sukru Okan estava se dirigindo para o porto ucraniano de Izmail, disse o Ministério da Defesa. Os dados de embarque da Refinitiv mostraram que o navio estava indo para o norte em direção à costa da Bulgária.
“Para parar a embarcação à força, foi aberto fogo de advertência com armas automáticas”, disse o Ministério da Defesa russo. “Depois que o grupo de inspeção concluiu seu trabalho a bordo, o Sukru Okan continuou seu caminho para o porto de Izmail”
A Ucrânia e o Ocidente afirmam que as medidas da Rússia equivalem a um bloqueio dos portos ucranianos, e que ameaça cortar o fluxo de trigo e sementes de girassol da Ucrânia para os mercados mundiais.
A resposta da Ucrânia – ataques de drones marinhos a um petroleiro russo e um navio de guerra em sua base naval de Novorossiysk, ao lado de um importante porto de grãos e petróleo – aumentou esses novos perigos para o transporte no Mar Negro.
A Rússia e a Ucrânia são dois dos maiores produtores agrícolas do mundo e os principais players nos mercados de trigo, cevada, milho, colza, óleo de colza, semente de girassol e óleo de girassol. A Rússia também é dominante no mercado de fertilizantes.
Veja também: Rússia quer falar com Brasil para resolução da guerra
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”RCvHEqdZbE0″
Compartilhe: