Da Redação Avance News
Embora a Hotmail tenha sido oficialmente extinto há alguns anos, a Microsoft remodelou a marca e a deu um novo nome: Outlook. Esta plataforma é considerada um dos provedores de e-mail já consagrados pelo público, mas ainda demonstra algumas características que podem não agradar aos usuários e gerar certa desconfiança. Confira, a seguir, os cinco principais defeitos do Hotmail (Outlook) da Microsoft.
Leia mais:
1. Histórico de vazamento de dados
O software da Microsoft já foi invadido por hackers no passado, responsáveis por vazar os dados dos usuários na internet nos anos de 2009 e 2019. Dentre as informações divulgadas ilegalmente, constam endereços de e-mail, nome dos usuários, e conteúdos guardados em mensagens e pastas. Por este motivo, o provedor pode despertar certa desconfiança nos internautas e diminuir a chance de alguém continuar utilizando as contas. Afinal, qual o propósito de utilizar uma plataforma de e-mail se os seus dados podem estar vulneráveis?
Vale lembrar que o vazamento de um endereço de e-mail pode ser a porta de entrada para o hackers conseguirem acesso a plataformas mais sensíveis, como é o caso do acesso a bancos, corretoras de valores, e carteiras de criptomoedas.
2. Impossibilidade de bloquear e-mails pelo app
O bloqueio de endereços de e-mail é uma função extremamente importante. Isso porque, muitas vezes, os usuários são assediados de forma constante por propagandas de bancos e demais provedores de serviços, além de receberem mensagens com tentativas de phishing ou newsletter de sites que não oferecem uma opção para desabilitar o recebimento dos boletins. Assim, bloquear os endereços que enviam estas mensagens é de grande importância.
Contudo, a interface do aplicativo móvel do Outlook não possibilita aos usuários esta função –– o que pode ser bastante inconveniente, caso não tenham acesso a um computador para realizar o bloqueio.
3. O app não permite acesso ao Pacote Office
Diferente da versão para computador, o aplicativo móvel é bastante limitado e não disponibiliza um acesso direto para softwares como Word, Excel ou Skype. Por isso, caso o usuário precise acessar estas funcionalidades pelo app do celular, será necessário baixar os aplicativos de cada serviço individualmente. Esta limitação afeta a versatilidade que o aplicativo do Outlook poderia proporcionar e ainda obriga você a gastar muito armazenamento interno para baixar mais apps.
4. Ausência de pastas para diferentes tipos de e-mail
Um dos serviços mais conhecidos do Gmail é a presença de pastas que filtram, automaticamente, os e-mails enviados para publicidade. O recurso já vem programado a cada nova conta na plataforma e é útil para separar as mensagens importantes recebidas na caixa principal –– algo que a plataforma do Outlook não oferece, seja no app ou na versão para computador. Assim, os usuários precisam lidar com uma enxurrada de e-mails que misturam publicidade com mensagens importantes.
Outro ponto negativo do Outlook, se comparado ao Google, é que este último possui um código de software que interliga todos os aplicativos ao sistema de e-mail do celular. Isso significa, por exemplo, que você não precisa ter o aplicativo do Google Meet instalado para receber uma chamada de vídeo. No Outlook, contudo, é necessário ter uma conta nos apps de chamadas de vídeo (como Skype ou Microsoft Teams) para receber uma ligação ou entrar numa conversa de vídeo online.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!