quarta-feira, fevereiro 26, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioÚltimas NotíciasPutellas aproveita título da Espanha para cobrar atenção da Fifa ao futebol...

Putellas aproveita título da Espanha para cobrar atenção da Fifa ao futebol feminino

Campeã da Copa do Mundo Feminina, a melhor jogadora do mundo, Alexia Putellas, falou emocionada após a vitória da Espanha contra a Inglaterra neste domingo (20) sobre a indústria do futebol e a necessidade de a Fifa tomar nota dos problemas que as jogadoras de futebol enfrentam.

Questionada por jornalistas sobre as dificuldades enfrentadas pelas atletas na Colômbia, por exemplo, Putellas disse: “Me incomoda porque não é algo de um único país, é repetido. E é aí que a Fifa deveria observar.”

A duas vezes ganhadora da Bola de Ouro acrescentou que está preocupada com o efeito que os conflitos fora do campo têm sobre as jogadoras.

“Já é um esforço excessivo quando a jogadora tem que se concentrar apenas em treinar, se cuidar, se alimentar bem e deixar tudo no campo”, disse Putellas. “Toda a energia que você canaliza para a luta, para falar as coisas, são planos estratégicos… Somos jogadoras!”

Apesar dos temores pela situação do futebol feminino em geral, Putellas pediu às jogadoras que continuem lutando contra a injustiça.

“Eu diria às jogadoras para continuarem lutando, para se fazerem ouvir, para explicarem tudo da melhor forma e que tudo tem que mudar”, disse a espanhola. “Temos visto que, se você acreditar minimamente e fornecer algumas estruturas básicas, tudo funciona melhor.”

A Espanha foi uma das várias seleções que chegaram à Copa do Mundo Feminina de 2023 em meio a uma espécie de disputa entre as jogadoras e a federação. Há meses, muitas das principais jogadoras estão em desacordo com o técnico Jorge Vilda e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), uma disputa que levou algumas estrelas de La Roja a não estar na campanha vitoriosa do Mundial.

Canadá, Jamaica e a vice-campeã Inglaterra estão entre as equipes que enfrentam conflitos com suas federações. As jogadoras da Seleção Feminina dos Estados Unidos chegaram a um acordo de igualdade salarial com a US Soccer em maio de 2022, após seis anos de disputas legais.

Putellas superou uma grave lesão no joelho esquerdo para estar apta a tempo do torneio na Austrália e Nova Zelândia, dizendo que o longo período de recuperação foi “como um mestrado” para ver o futebol de uma perspectiva diferente.

“Aprendi como funciona essa indústria e vocês, toda a mídia, também sabem como funciona”, disse a meio-campista do Barcelona.

“Perdi o romantismo, mas não dentro de campo. Na verdade, fiquei um ano sem treinar e quando comecei a treinar, para mim, era a vida. E os minutos que você tem, o vestiário… para mim isso é futebol, e o resto é indústria”.

Confira todas as campeãs da Copa do Mundo Feminina

Fonte: CNN

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS