Da Redação Avance News
A XP Investimentos selecionou sua “escolha principal” entre as ações de frigoríficos devido à queda no preço do boi, que continua beneficiando as margens das empresas. Após as exportações de carne bovina do Brasil para a China serem bloqueadas devido a um caso atípico de mal da vaca louca entre fevereiro e março, afetando os frigoríficos, a corretora recomenda a compra de apenas dois dos quatro frigoríficos listados na B3. A questão é se é melhor investir em Minerva (BEEF3) ou JBS (JBSS3).
Apesar da queda de 13% nas ações da Minerva durante o ano, que ficou 18% abaixo do desempenho do Ibovespa, a empresa está passando por um período positivo no ciclo do gado. Isso contrasta com as preocupações dos investidores sobre os preços de exportação. A corretora mantém uma visão otimista para a Minerva devido a três pontos principais.
As perspectivas de oferta de gado estão melhores do que o previsto e devem continuar até 2025. Apesar de não atingir os preços máximos anteriores (ATH), a XP Investimentos espera que os atuais preços de exportação e taxa de câmbio, combinados com os preços mais baixos do gado, resultem em margens fortes. Mesmo com uma redução nas estimativas após considerar os resultados do primeiro semestre de 2023, a corretora ainda considera a empresa com uma avaliação interessante, com múltiplos de 4,0x EV/Ebitda (valor da empresa sobre Ebitda) e um rendimento de caixa de 12,6% (FCF yield) até o final de 2024.
De acordo com a XP, a drástica queda nos preços do boi, apelidada de “salto do penhasco”, está beneficiando as margens dos frigoríficos, apesar dos volumes de exportação abaixo das expectativas. A corretora avalia que essa redução nos preços do gado tem impulsionado o consumo interno, resultando em preços mais baixos para a carne e mantendo margens sólidas para as empresas do setor.