O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, participou da mesa de abertura do “X Seminário Temático do Programa de Pós-Graduação em Educação” da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento faz parte de uma pesquisa internacional sobre o tema.
Além de uma oportunidade para a capacitação dos profissionais de educação da rede municipal, o Seminário foi oferecido pela Instituição como complemento à pesquisa que está sendo realizada com Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) por um grupo que inclui cientistas da própria UFMT, do Uruguai, da Colômbia e da França.
“Na rede municipal de Várzea Grande, temos investido na capacitação de profissionais, na revitalização da infraestrutura das unidades escolares, na reposição do mobiliário, nos equipamentos, em tecnologia e em um trabalho diferenciado. Nossas crianças precisam aprender em sala de aula, mas precisam também brincar e aproveitar os espaços escolares para seu desenvolvimento integral”, afirmou o Secretário.
Na oportunidade, ele também falou sobre o trabalho que têm sido realizado por sua pasta e pelo prefeito Kalil Baracat visando a inauguração de quatro novas unidades de educação infantil ainda este ano e outras quatro para o próximo ano.
Representando o reitor da UFMT, o professor Jackson Rezende falou sobre a importância da parceria com Várzea Grande e afirmou que a Universidade está aberta para apoiar o município em diferentes frentes.
“A atuação dos Programas de Pós-Graduação da UFMT precisa ser além dos nossos muros, então ações como a parceria com a prefeitura de Várzea grande são fundamentais, porque permite que levemos para esses entes informações da fronteira do conhecimento, de forma que eles possam ter uma atuação mais diversa e benéfica para a população”, disse.
No mesmo sentido, a diretora do Instituto de Educação da UFMT, professora Rute Cristina Domingos da Palma, disse que ações como o seminário e a pesquisa têm exatamente o objetivo de favorecer a articulação entre a universidade e as redes de ensino.
“Nosso programa é em educação, então temos um vínculo direto e uma responsabilidade com a formação dos professores da educação básica”, concluiu.
Pesquisa – uma equipe de pesquisadores internacionais estão acompanhando a rotina de alunos de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Várzea Grande com o objetivo de um estudo transcultural, que articula França, Brasil e outros países da América do Sul, tendo como foco a relação da criança com o espaço, sobretudo o espaço externo das unidades.