Noventa e sete casais disseram oficialmente “SIM” neste sábado (26), durante o “Casamento Comunitário 2023” de Lucas do Rio Verde, idealizado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro e o Cartório do 2º Ofício Felipetto Malta.
Participaram do projeto casais que ainda não tinham a união oficializada e com renda de até três salários mínimos, por meio do edital 01/2023 –
Janice Ribeiro explica que foi um trabalho de muitas mãos. “Realizamos o sonho de muitas pessoas que precisavam regularizar a sua situação matrimonial. Agradeço a parceria de todas as secretarias municipais, dos servidores que voluntariamente contribuíram para que esse evento fosse possível. Além da parceria com o cartório, que nos facilitou a possibilidade de realizarmos este lindo momento”, agradeceu a primeira-dama.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
O prefeito Miguel Vaz definiu a data de 26 de agosto de 2023 como um marco. “É um recomeço, uma nova etapa da vida para esses 97 casais. Formalizar a união estável dá mais consistência e eu acho que é isso que a gente procura, acima de tudo, além da esperança e a fé na família em cuidar dos filhos e viver em uma cidade que seja organizada, que tenha paz e oportunidade para as pessoas”.
Paulo Henrique Malta, tabelião do Cartório do 2º Ofício Felipetto Malta, esclarece que a oficialização tem o objetivo de proteção à família e a ampliação das garantias de direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. “Lucas do Rio Verde está de parabéns pelo evento. Estamos felizes com o resultado, onde esta parceria resultou em redução de custos aos cônjuges, que agora viverão suas vidas de casados com os documentos oficiais que garantem seus direitos e demais benefícios”, explicou.
O juiz de paz que conduziu a cerimônia, Rodolfo Rigo, deixou uma mensagem aos casais e demais participantes. “Vejam esta celebração como um presente. Feita com muito amor e carinho, assim como deve ser o casamento”, refletiu.
Daniela Bruna Martins Duarte e Jaime Cardoso Feitosa estão juntos há 5 anos e têm um filho de 2 anos. Oficializar a união, para eles, foi uma prova de amor. “Primeiramente a gente pensava em casar na igreja até para batizar o nosso filho. Mas, surgiu a oportunidade do Casamento Comunitário e a gente se inscreveu. Estamos felizes em poder oficializar os documentos, de graça e ainda ganhar essa festa tão linda. Temos muito que agradecer”, revelam.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
Das 97 histórias de amor, uma é de Carolaine da Silva Ferreira. Ela conquistou o noivo Wellington Nazareno por conta de um suco. “Nós nos conhecemos na casa de um amigo em comum e ele me pediu para fazer um suco. Com isso, estamos juntos há 8 anos”, comentou.
Wellington conta que tentaram se casar no casamento comunitário em 2015, quando foi o último a ser realizado entre Prefeitura e cartório. “Devido às nossas condições financeiras, resolvemos aguardar um próximo e esse dia chegou. Não vamos esquecer jamais esse dia. Muito obrigada a todos que organizaram e deram essa oportunidade para nós”, disse emocionado o noivo.
Estiveram presentes para a oficialização matrimonial, além da equipe do Cartório do 2º Ofício Felipetto Malta, prefeito Miguel Vaz, primeira-dama Janice Ribeiro, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur e o presidente do Conselho das Igrejas Evangélicas de Lucas do Rio Verde, pastor Kélio Rocha.
A trilha sonora ficou por conta da Orquestra Sinfônica Jovem da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde. A noite terminou com um bailão regido pelo músico Rhemy Giusti.