Da Redação Avance News
Três queijos produzidos em Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso, conquistaram medalhas de ouro e bronze em três das 55 categorias do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da ExpoQueijo Brasil. O prêmio funciona também como um certificado internacional de qualidade.
A competição, considerada a maior disputa internacional de queijos artesanais da América Latina, ocorreu na sexta-feira (25) em Araxá, em Minas Gerais.
As peças de queijo mato-grossense foram produzidas pela propriedade rural Quinta da Cartucheira. Os nominados Diamante Trufado, um tipo brie, e Esmeralda, um tipo gorgonzola cremoso, levaram a medalha de ouro nas categorias as quais concorriam. Já o queijo Rubi, um tipo gouda, levou o bronze em sua categoria.
Certificação internacional
O ouro conquistado pelo Diamante Trufado funciona, inclusive, como uma espécie de certificação internacional de qualidade.
Para o produtor e proprietário da Quinta da Cartucheira, Silas Vicente, representar Mato Grosso em um evento internacional, que reuniu 410 produtores e 1,3 mil queijos de dez países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai, foi gratificante.
“Participamos do concurso no Brasil pela primeira vez e já conseguimos tal proeza. Sinal que estamos no caminho certo”, comenta o produtor.
As premiações foram distribuídas entre primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e da mistura de espécies, e a honraria máxima (super ouro).
O grande vencedor foi o Queijo Toscano, da marca argentina Quesería Ventimiglia.
Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)
____________________
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.