sexta-feira, 29 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíciaCoordenadoria de Assistência Social da PM celebra 16 anos com entrega de...

Coordenadoria de Assistência Social da PM celebra 16 anos com entrega de homenagens

Da Redação Avance News


01 de Setembro de 2023 às 12:15
CAS oferece apoio a policiais militares e seus familiares desde 2007 e conta com uma equipe multidisciplinar de saúde mental e auxílio fúnebre
Wellyngton Souza | PMMT
A | A
A Coordenadoria de Assistência Social (CAS) da Polícia Militar comemorou, na noite desta quinta-feira (31.08), 16 anos de criação com a entrega de homenagens e descerramento de placa do auditório em homenagem póstuma ao tenente-coronel RR Edson Virgílio Martins. A solenidade foi realizada na sede da CAS, localizada no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

A CAS da Polícia Militar oferece apoio a policiais militares e seus familiares desde 2007 e conta com uma equipe multidisciplinar formada, entre outros, por assistentes sociais, psicólogos, palestrantes, médicos, fisioterapeutas e líderes religiosos.

O coordenador de Assistência Social da PM, tenente-coronel Diego Fabiano Souza Tocantins, destacou que a unidade é fruto do resultado da preocupação e trabalho de integração dos setores de saúde e assistência social com o Quartel do Comando-Geral, Comandos Regionais e batalhões na busca de maior proximidade e mais qualidade de vida aos policiais militares e de seus dependentes.

O coordenador ressaltou que os atendimentos vão desde serviços em saúde, como encaminhamentos a consultas médicas, acompanhamentos psicológicos e assistência funeral, à orientações e apoio jurídico quanto a obtenção de pensão, indenização e regularização de situações funcionais de profissionais da instituição.

“Nesse período foram realizados mais de 20 mil atendimentos a todos os policiais e seus familiares diretos, com uma média de quase 2 mil por ano. Oferecemos desde suporte para tratamentos psicológicos a atendimentos fúnebres”, afirmou o coordenador da CAS.

“Por meio da CAS estamos presentes em cenários de dificuldades, de situações vulneráveis e delicados para os militares e seus familiares. Esse trabalho garante plenas condições de saúde e qualidade de vida ao militar e sua família”, completou. 

A coordenadora-adjunta de Assistência Social da PM, major Luzinete Vilarinho de Souza Lima, relembrou os desafios no início dos atendimentos da CAS com poucos recursos. Segundo ela, a realidade atual é totalmente diferente e conta com uma estrutura moderna para atender militares da Capital e do interior do Estado.  

“Iniciei os trabalhos com um soldado como assistente social e mesmo com pouco servidores fizemos um trabalho de formiguinha. Me orgulha muito deparar com a expansão desse importante órgão da Diretoria de Saúde. É uma honra permanecer desde o início dos trabalhos”, declarou. 

O comandante-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou a equipe que presta atendimento social, psicológico e fúnebre à corporação, e ressaltou a importância da CAS para melhorar a qualidade de vida dos militares. 

“O policial militar que sempre está pronto para servir e proteger à população, por muitas vezes, passa por situações difíceis que coloca a sua vida em risco e, para isso, é de extrema importância esse preparo não apenas operacional, mas psicológico”, disse.

A cerimônia de celebração dos 16 anos de criação da Coordenadoria de Assistência Social contou com a participação do Corpo Musical da PM e das crianças do Instituto Ciranda – Música e Cidadania. 

A unidade ainda entregou homenagens a autoridades militares e civis. Entre os homenageados estão a promotora de Justiça Lindinalva Correa, a médica cardiologista Rizzia Neves, a médica Natasha Slhessarenko, o assistente social Neio Lima, a consultora financeira Stefânia de Souza e o médico cardiologista Júlio César de Oliveira, entre outros.



Fonte: PM MT

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS