Da Redação Avance News
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul durante o feriado de 7 de Setembro e nos próximos dias.
Um novo ciclone extratropical, semelhante ao recente que resultou em mais de 35 mortes na região, deve impactar o Sul do Brasil.
O fenômeno climático se formará entre quinta-feira e sexta-feira (8) e avançará rapidamente em direção ao oceano.
A formação de dois ciclones extratropicais consecutivos é comum nesta época do ano. Isso ocorre devido à significativa variação de temperatura na superfície, influenciada pelo fenômeno El Niño.
O Inmet ressaltou que a passagem do novo ciclone será rápida. Espera-se chuvas que podem superar os 100 mm, com a potencial ocorrência de granizo.
Contudo, a expectativa é que o tempo comece a melhorar no Rio Grande do Sul na tarde de sexta-feira (8).
Na quinta-feira (7), as instabilidades ganham intensidade e se espalham por praticamente todo o Rio Grande do Sul, devido ao deslocamento de uma frente fria.
Nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste do estado, existe o risco de temporais isolados, incluindo eventual queda de granizo e rajadas de vento. Nessas regiões, os volumes de chuva podem variar entre 40 e 70 mm por dia, com picos de até 10 mm/dia no Sul do estado.
Durante a madrugada de sexta-feira (8), as chuvas moderadas a fortes persistem sobre as regiões Norte e Noroeste, porém ao longo do dia, o tempo deve voltar a se estabilizar no Rio Grande do Sul. Entretanto, a partir da noite, as instabilidades retornam à região da Campanha e das Missões. No sábado (09), as chuvas devem continuar no Noroeste e Norte do estado.
Governo confirma mais mortes pelo ciclone
As chuvas intensas que resultaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 39 mortes no Rio Grande do Sul.
Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até às 7h desta quinta-feira (7):
- Mortes: 39
- Passo Fundo: 1
Mato Castelhano: 1
Ibiraiaras: 2
Lajeado: 3
Estrela: 2
Encantado: 1
Muçum: 14
Roca Sales: 9
Imigrantes: 1
Santa Tereza: 1
Cruzeiro do Sul: 4
Desaparecidos: 9 (todos em Muçum) - Pessoas resgatadas: 2.745
- Municípios afetados: 79
- Desabrigados: 2.504
- Desalojados: 3.575