Da Redação Avance News
Uma operação conjunta envolvendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) resultou na apreensão de 24 toneladas de farinha de trigo contrabandeadas. A ação aconteceu na última quarta-feira (6), em Foz do Iguaçu, próxima à Ponte Internacional Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina.
As autoridades descobriram um depósito irregular com a farinha de trigo argentina, sem autorização de importação.
Uma residência ao lado do depósito também servia de local para armazenar produtos contrabandeados, e as autoridades a interditaram.
Durante a operação, identificaram dois estabelecimentos comerciais com conexões às mercadorias contrabandeadas.
Em uma padaria da cidade, autoridades encontraram evidências do uso da farinha de trigo ilegal.
Em outro local, um supermercado, policiais encontraram 300 quilos de carvão vegetal argentino e 68 litros de vinho colonial com rótulos em desacordo com as normas vigentes, além de uma pequena quantidade da mesma farinha de trigo contrabandeada.
Rodrigo Batista, agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, alertou sobre os riscos à saúde pública e à segurança agrícola que produtos agropecuários contrabandeados representam, devido à falta de origem certificada e conhecida.
Todas as três propriedades vistoriadas pertenciam à mesma família. Além dos produtos, as autoridades também apreenderam dois veículos utilizados no transporte dos itens ilegais.
A polícia prendeu em flagrante o responsável pelo depósito irregular, e os produtos e veículos foram encaminhados para a sede da Receita Federal.