Após a implantação do Centro Cirúrgico e de um complexo para exames de imagens no Hospital Municipal, a saúde pública de Tangará da Serra passou a viver um novo momento, repleto de conquistas e de satisfação por parte dos usuários. Exames e cirurgias que antes eram realizados em hospitais particulares e até em outras cidades, agora são feitos aqui mesmo no complexo hospitalar público mantido pelo Município.
Prova dessa transformação são os números apurados por levantamento feito pelo Governo Municipal levando em conta os procedimentos realizados na unidade entre os meses de março, quando começaram as cirurgias, e 31 de agosto de 2023. Neste período foram realizados 26.905 procedimentos no local, desde exames como raio-X, ultrassom e tomografia, a cirurgias geral, ginecológica, ortopédica, anestesiologia e partos normal e cesariana.
“Essa era uma das nossas prioridades, uma promessa desde o período de campanha eleitoral, colocar o nosso Centro Cirúrgico, leitos de UTI e a realização de exames no Hospital Municipal em funcionamento. Há seis meses que está em funcionamento o Centro Cirúrgico e os resultados alcançados são positivos, trazendo mais agilidade e comodidade para a nossa comunidade”, afirma o Prefeito Municipal, Vander Masson.
Em momento histórico, no dia 13 de março de 2023, o prefeito Vander realizou a abertura do Centro Cirúrgico, transformando o Hospital Municipal em uma referência em atendimento à população tangaraense. É um espaço preparado para realizar procedimentos das mais diversas especialidades e nas melhores condições para o paciente, local que envolve ações complexas e manuseio de diversos dispositivos tecnológicos, visando a qualidade da assistência.
O levantamento revela números relevantes de atendimentos à população nos primeiros 172 dias de funcionamento do Centro Cirúrgico e nos primeiros 200 dias de funcionamento do complexo de imagens.
Confira alguns números a seguir:
Exames:
Raio-X – 17.911 procedimentos, entre fevereiro e agosto;
Ultrassom – 3.878 procedimentos, entre fevereiro e agosto;
Tomografia – 3.165 procedimentos, entre fevereiro e agosto (Importante salientar que o Município adquiriu tomógrafo moderno em 2021).
Cirurgias:
Eletivas/Geral – 611 procedimentos, entre março e agosto;
Ginecológica/Obstetrícia – 733 procedimentos, entre março e agosto;
Ortopédica/Traumatológica – 606 procedimentos, entre março e agosto;
Anestesiologia – 858 procedimentos (entre março e julho);
Partos normal – 147 procedimentos, entre março e agosto;
Partos cesárea – 383 procedimentos, entre março e agosto.
“Trabalhamos com o objetivo de proporcionar todo cuidado ao paciente, além de buscar a recuperação e melhora com maior celeridade, oferecendo segurança e bem-estar, por meio da intervenção cirúrgica”, destaca o Secretário de Saúde, Wellington Bezerrra.
O Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito é composto por três salas cirúrgicas, uma sala de parto, uma sala para preparo de RN (recém-nascido) além de uma sala de recuperação pós-anestésica. Além disso, a unidade hospitalar possui complexo para realização de exames de imagens e 10 leitos de UTI Geral, os quais receberam 125 pacientes até o final de julho.
Texto: Alexandre Rolim – Fotos: Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação