sexta-feira, 29 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeUniversidades nos EUA proibiram TikTok, mas estudantes deram um jeitinho

Universidades nos EUA proibiram TikTok, mas estudantes deram um jeitinho

Da Redação Avance News

Diversos estados dos Estados Unidos já baniram o TikTok em seus territórios por temores acerca das políticas de privacidade e segurança da rede social, bem como suas supostas associações com a política chinesa. No Texas, as universidades públicas tomaram a mesma decisão e bloquearam o uso do app em suas redes internas nos respectivos campi.

No entanto, muitos aluno e docentes pouco se abalaram e acharam formas de contornar isso.

Leia mais:

Proibição do TikTok nas universidades do Texas

  • Desde janeiro deste ano, o TikTok vem sendo banido em diversas localidades dos Estados Unidos.
  • Entre outros motivos, isso veio como uma forma de inibir uma possível espionagem chinesa aos americanos. O Olhar Digital já falou sobre o caso de duas das maiores universidades do Texas aqui.
  • No entanto, isso não significa que o TikTok está inteiramente proibido, apenas que foi bloqueado de redes internas das universidades.
  • Ou seja, não será possível acessar o app por computadores e outros dispositivos institucionais, usando o VPN (uma conexão protegida, mesmo quando usada em redes públicas) ou o wi-fi do campus.
  • Alguns docentes e pesquisadores chegaram a reclamar sobre a decisão das universidades. Uma delas, Jacqueline Vickery, professora da Universidade do Norte do Texas e pesquisadora sobre alfabetização midiática online, em entrevista ao The Verge, contou que a proibição da rede social no campus dificultou seu trabalho.
  • Usuários já contestaram a medida em diversos estados, bem como o TikTok o fez, mas os universitários do Taxas não pareceram se incomodar tanto quanto era esperado.
TikTok
Proibição do TikTok em campus universitários não deu tão certo assim (Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock)

Estudantes no TikTok

Os estudantes contaram ao The Verge que em um dia era possível acessar o TikTok normalmente e no dia seguinte, simplesmente não carregava mais.

No entanto, se a intenção da proibição era fazer com que os universitários deixassem de usar a rede social, não funcionou e um deles comentou que a notícia do bloqueio não os abalou. Nenhum chegou a considerar realmente deixar a rede social para trás, alegando que o que acontece por lá vira tendência e é impossível ficar de fora. Nem o Instagram Reels estaria a altura, segundo os entrevistados.

Alguns deles acharam uma simples solução: basta desligar o wi-fi da universidade e o app volta a funcionar. Outros ainda aderiram a formas mais elaboradas, usando VPNs para driblar as restrições da conexão do campus.

TikTok
Bloqueio é apenas em redes vinculadas às universidades (Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock)

Consequências

Para além de restringir a prática que se popularizou nos campus universitários e impedir o uso do TikTok para outros fins, como educacionais ou acadêmicos, a alternativa encontrada pelos alunos criou uma consequência inesperada.

Ao desligar o wi-fi e acessar o app usando apenas os dados celulares, como 4G e 5G, os universitários estariam sobrecarregando as conexões locais. Muitos deles comentaram que, desde o bloqueio, têm enfrentado dificuldades em acessar outros sites e aplicativos pelo celular, que demoram a carregar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS