Da Redação Avance News
A empresa Rumo (RAIL3) planeja reduzir a diferença em sua tarifa de transporte ferroviário até 2024, em comparação com outras opções concorrentes, em meio a um aumento significativo na oferta e demanda por grãos em Mato Grosso. O presidente-executivo da empresa, João Alberto de Abreu, afirmou durante um evento com investidores que estão trabalhando para alcançar esse objetivo. Segundo a apresentação, no primeiro semestre, a tarifa da operação norte da Rumo, de Rondonópolis (MT) a Santos (SP), foi de R$ 205 por tonelada, enquanto o frete rodoviário de Sorriso (MT) até o terminal de Rondonópolis custou R$ 179 por tonelada.
A Rumo pretende reduzir o custo total do transporte ferroviário e rodoviário até o porto de Santos, que atualmente é de R$ 384 por tonelada, em comparação com uma alternativa de transporte de R$ 436 por tonelada. A empresa está focada em aproveitar oportunidades para fechar essa diferença de custo, visando melhorar sua rentabilidade e continuar investindo no setor de logística. “O nosso objetivo para 2024 é fechar este ‘gap’… vemos o mercado com muita demanda, construtivo, e é isso que vamos buscar para 2024.”
O CEO da Rumo destacou o rápido crescimento da produção de soja e milho em Mato Grosso nos últimos anos, e enfatizou que as projeções do agronegócio frequentemente são superadas pela produção real. Ele enfatizou a necessidade de fazer investimentos na região o mais rápido possível. A Rumo já está realizando obras nos primeiros 34 quilômetros da extensão da ferrovia até Lucas do Rio Verde. “Estão sendo construídos… ano que vem a gente começa com mais 150 km de construção, que começa antes dos 34 terminarem”, disse ele.