Da Redação Avance News
A Polícia Militar, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), lançaram na manhã desta quinta-feira (14) a décima edição da Operação Safra 2023-24.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e estaduais no galpão da Base Avançada do Grupamento Aéreo (Graer) da PM em Barreiras, no oeste Baiano.
A operação começa no dia primeiro de outubro e vai até o final de março do ano que vem. As aéreas rurais dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia, serão beneficiadas.
Para o Coronel da PM Paulo Coutinho, a operação é um case de sucesso, uma vez que a polícia, recebe maior aporte de guarnições cedidas por produtores. “Nos próximos seis meses ela (operação) será atuante no sentido justamente de colocar o crime no seu devido lugar e manter a paz social na região, disse.
“São engajados mais de mil homens nesse período semestral para trazer tranquilidade ao produtor rural para ele ter convicção que a safra dele vai ser respeitada”, disse o subsecretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcel Oliveira.
Neste ano, a Aiba custeou 8 viaturas que serão utilizadas pelos agentes, um diferencial frisado pelo presidente da instituição, Odacil Ranzi: “Enquanto isso, todas as viaturas da própria polícia militar continuam suas operações normais”, disse.
Pra nós produtores, associados e também entidade, não deixa de ser uma tranquilidade, um apoio para que a gente consiga realizar nossas atividades, produzir alimentos, a fibra que é o algodão”, pontou Alessandra Zanotto, vice-presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa).
De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a produção agrícola no estado, atingiu um total de R$ 21,4 bi em negociações nos três primeiros meses do ano, representando 19,6% do PIB estadual.
Para o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a operação é mais uma maneira de prevenir e combater o contrabando de defensivos agrícolas e assegurar o trabalho da agência. Ele enfatizou os números da operação no ano anterior: “No ano passado mais de 9 mil propriedades rurais foram visitadas pelos policiais”, disse.
A delegada geral da polícia civil, Heloísa Brito, enfatizou que o trabalho colaborativo entre forças de segurança e sociedade favorece o trabalho de investigação da instituição e que a população e produtores podem fazer denúncias, inclusive anônimas para o 190.
Resultados da Operação Safra
De acordo com a polícia militar, durante 9 edições, foram 83.344 abordagens de pessoas em situação suspeitas, 19.874 abordagens de carros e 14.494 abordagens de motos.
- Preso em flagrante: 192
- Armas de fogo apreendida: 310
- Veículos recuperados: 30
- Drogas apreendidas: 43
- Cargas recuperadas: 20
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!