sábado, 23 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeCidadesPrefeito de Diamantino conhece projeto Cidades Irmãs que propõe parcerias entre Brasil...

Prefeito de Diamantino conhece projeto Cidades Irmãs que propõe parcerias entre Brasil e China

Vinte e cinco pacientes do Centro de Reabilitação Nilde Alves Mendes 1, de Diamantino (MT), receberam atendimentos e próteses sob medida, por meio de um projeto “Ir para incluir” promovido pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), de Cuiabá. Os atendimentos aconteceram na cidade vizinha de Nova Mutum neste mês de abril.

Durante a ação, foram entregues cadeiras de rodas, cadeiras de banho, próteses de braço e membros inferiores, além da moldagem para confecção de futuras próteses. Os pacientes foram selecionados pelas próprias unidades de saúde dos bairros onde residem.

Todas as próteses foram fabricadas a partir das medidas e necessidades de cada indivíduo, assim, ajudando o paciente a ter mais qualidade de vida.

A fisioterapeuta do Centro de Reabilitação de Diamantino, Katia Yonamine, destacou a importância desse atendimento à população.

“Há muitos pacientes que não têm esse poder de mobilidade, seja por alguma patologia ou por motivações diversas, a exemplo de uma pessoa que depende de cadeira de rodas. Esse cadeirante pode chegar a passar o dia inteiro deitado ou sentado em um sofá. Já com a cadeira de rodas ele começa a socializar novamente. Então, esse serviço que realizamos aqui promove uma independência para esse paciente”, enfatizou a fisioterapeuta.

Aluízio Rodrigues do Nascimento, 58 anos, foi um dos atendidos pelo projeto. O diamantinense utiliza prótese na perna direita devido um acidente ocorrido há oito anos e que ocasionou a amputação.

Durante quatro anos, Aluízio precisou do auxílio da muleta, período de muita angústia, uma vez que machucava, e seus braços inclusive chegaram a atrofiar. Depois que teve acesso à prótese, por meio do atendimento, a emoção e felicidade tomaram conta.

“O atendimento para mim foi muito bom, pois foi o começo do encaminhamento para eu conseguir uma nova prótese, já que essa que uso atualmente está desfazendo. Com essa ação, eu consegui ser atendido e encaminhado para ser feita avaliação e medida da minha prótese, agora é aguardar ela ficar pronta”, pontuou Aluísio.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS