Proteja-se: Siga as orientações da Defesa Civil local e do Plano de Contingência Municipal. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193
Alerta publicado pela Defesa Civil do Município, informa que uma forte onda de calor está prevista para os próximos dias na região, com temperaturas que podem chegar a 5 graus acima da média, no período de 18 a 24/09, para evitar riscos à saúde hidrate-se, evite exposição ao sol, mas se precisar sair procure locais arejados.
De acordo com o sargento BM da reserva Alberto dos Santos, coordenador da Compdec, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), acaba de receber, oficialmente, via Defesa Civil Federal, a confirmação de onda de calor excessivo, na região.
Como medida preventiva, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) aponta alguns cuidados para enfrentamento desse período, como evitar aulas de educação física ou qualquer atividade ao ar livre, nas escolas, orientar a hidratação dos alunos e quando for necessário estar fora da sala de aula buscar um lugar a sombra.
E para a população em geral é preciso se proteger, evitar sair ao sol. Caso sair de casa, procurar frequentar locais que tenha umidificação suficiente para todos, ar-condicionado, ventiladores para amenizar o calor no local, hidratar-se é fundamental a todos.
Conforme a enfermeira e responsável pela Atenção Primária do Município, Melissa Siqueira do Carmo Vilela, na pasta da Saúde e Saneamento, algumas medidas já vêm sendo tomadas, a exemplo dos anos anteriores, os agentes de Saúde e Endemias estão atuando em horário diferenciado, ou seja, das 7h às 13h.
O MetSul Meteorologia, publicou, no domingo, (17), que serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades. Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.