A porta-voz e meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki afirmou nesta terça-feira (19), em entrevista à CNN, que as regiões litorâneas devem ter sensação térmica próxima dos 50 °C em função da onda de calor sufocante que atinge o país nessa semana.
Toda a faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, incluindo as capitais Vitória e Rio de Janeiro, devem sentir os efeitos desse fenômeno no fim de semana, quando as temperaturas máximas previstas se aproximam dos 40 °C.
“Para as regiões mais secas, não tem muita diferença entre a temperatura real e a sensação térmica. Agora, chama muita atenção a sensação térmica para áreas litorâneas. Se a temperatura está perto dos 40 °C, a sensação térmica pode chegar perto dos 50 °C”, explicou.
Alerta de perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível laranja (perigo) para uma onda de calor que deve atingir o Brasil até o dia 22 de setembro.
Os locais mais afetados devem ser:
Mato Grosso do Sul,
São Paulo,
Mato Grosso,
norte do Paraná,
oeste de Goiás,
sudoeste de Tocantins
e a região do Triângulo Mineiro.
É possível ver uma lista completa dos municípios inclusos no aviso de onda de calor aqui.
Segundo o Inmet, uma onda de calor é promovida por condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação. O fenômeno é favorecido pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, gerando um aumento na temperatura da massa de ar.
Esse padrão de subsidência atmosférica, junto ao escoamento dos ventos níveis superiores da atmosfera, faz com que a onda de calor persista.
Conforme explicou a meteorologista da MetSul, Estael Sias, à CNN: “[O calor] cria o mecanismo de feedback, em que o ar seco esquenta mais a atmosfera e a atmosfera acaba deixando o ar mais seco. Ele forma uma verdadeira cúpula de calor. A gente tem que imaginar como se fosse uma tampa de panela segurando esse calor em superfície e a cada dia que passa mantendo esse ar seco”.
Apesar da prevalência de tempo seco, dentro da onda de calor também podem ocorrer chuvas intensas localizadas.
Veja dicas para amenizar o calor sufocante mesmo sem ar-condicionado.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
FuncionalAlways active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.