Da Redação Avance News
Na tarde desta segunda-feira, dia 25 de setembro, a Casa Militar (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), emitiu notificações para 20 prefeituras dessas regiões, com relação aos alertas hidrometeorológicos devido à previsão para os próximos dias. Conforme informado pela equipe da Sala de Situação do Estado, a previsão para os próximos dias, abrangendo, terça e quarta-feira, no Rio Grande do Sul, é de ocorrência de temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes ventos e Pedaços de chuva que podem acarretar em transtornos como inundações e danos materiais.
Segundo informações da Defesa Civil, na quarta-feira, dia 27 de setembro, a chuva deve persistir, principalmente nas regiões Nordeste, Vales e Litoral Norte, porém, com volumes menores em comparação aos dias anteriores. No Vale do Taquari, as prefeituras notificadas incluem São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari.
No Vale do Caí, recebeu notificações das cidades de Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Harmonia, Feliz, São José do Hortêncio e Vale Real.
O coronel Luciano Boeira, chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, enfatizou que “as autoridades municipais receberam as informações necessárias para que as Defesas Civis locais possam, se necessário, acionar seus Planos de Contingência e tomar medidas preventivas para minimizar os impactos dos transtornos decorrentes das fortes chuvas.”
MAIS:
Segundo metereologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a previsão indica que, um sistema de baixa pressão que irá se intensificar, ampliando as instabilidades já existentes na área. Além disso, esse sistema está projetado para se transformar em um ciclone extratropical até o final do dia. Antecipam-se chuvas intensas nas porções leste e sul do Rio Grande do Sul, bem como no leste de Santa Catarina, onde as projeções apontam para chuvas fortes e persistentes. As chances de ocorrência de granizo são elevadas nas áreas ao norte do Rio Grande do Sul, embora não se possa descartar a possibilidade desse ocorrer em outras regiões do estado. Além disso, espera-se um aumento nas temperaturas, com valores superiores a 37°C nas áreas do oeste catarinense e na metade oeste do Paraná.
.