O ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, disse neste sábado (22) que o Japão diz que está preparado para derrubar um foguete espião norte-coreano se for necessário.
Hamada pediu aos militares japoneses para fazer os “preparativos necessários”, pois ele poderia “ordenar a destruição de mísseis balísticos”.
A notícia segue um anúncio da Coreia do Norte na quarta-feira (19) de que Pyongyang está fazendo seus preparativos finais para lançar seu primeiro satélite de reconhecimento militar.
Em nota divulgada pelo Ministério da Defesa, Hamada não descarta derrubar o foguete usado para lançar o satélite.
As Forças de Autodefesa Japonesas foram colocadas em alerta para qualquer detrito do foguete caindo em território japonês.
O comunicado afirmou ainda que os militares japoneses implantarão mísseis interceptadores “Patriot Advanced Capability-3”, que são baseados em terra e navios de guerra, e projéteis interceptadores “Standard Missile-3”, baseados no mar.
A mídia estatal norte-coreana KCNA informou na quarta-feira que seu líder, Kim Jong Un, ordenou que as autoridades se preparassem para lançar o primeiro satélite de reconhecimento militar do país.
Kim fez as declarações ao lado de sua filha, Ju Ae, que cada vez mais acompanha o pai em passeios públicos. Eles apareceram durante uma visita à Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial, no início desta semana.
A Coreia do Norte alegou, em dezembro passado, que havia conduzido um “importante teste de estágio final” para o desenvolvimento de um satélite espião. Disse ainda que o satélite poderia estar pronto em abril deste ano.