O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência em mais dois municípios do Rio de Janeiro devido aos danos causados pelas fortes chuvas: Duque de Caxias e Mesquita.
A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (16).
O total de cidades fluminenses em situação de emergência chega a seis. São elas:
- Rio de Janeiro (capital)
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Nova Iguaçu
- Duque de Caxias
- Mesquita
Com esse reconhecimento federal, os municípios podem pedir recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos.
“Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional”, afirmou o ministério na segunda (15).
Pelo menos 12 mortes foram confirmadas devido aos temporais no estado do Rio de Janeiro.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou nesta terça-feira (16) que a recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que não deve faltar apoio ao Rio de Janeiro.
“A recomendação de Lula é que não deve faltar apoio. Estamos aqui para isso. Se o orçamento não for suficiente, Medida Provisória (MP), como ele fez ano passado, foram mais de 2.000 municípios que viveram essa situação de emergência ano passado”, declarou Góes.
Compartilhe: