Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua a cumprir a agenda de compromissos em Portugal com a participação no Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação, na cidade do Porto, na região de Matosinhos, às 10h (às 6h, no horário de Brasília).
Lula será recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa. Também estarão presentes a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. Realizado no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), o Fórum terá a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), coorganizadora do evento.
Para retornar a Lisboa, por volta de 11h20 (às 7h20, no horário de Brasília), o presidente fará o trajeto a bordo de um Embraer KC-390. O projeto do avião KC-390, que acabou incorporado à Força Aérea Portuguesa, contou com a contribuição do CEiiA.
Recentemente, Portugal e Brasil firmaram um contrato que prevê a entrega de cinco cargueiros da fabricante de aeronaves brasileira com sede no interior de São Paulo, e Lula deve tentar fazer com que o país se torne uma porta de entrada para a venda das aeronaves à União Europeia.
Às 12h (às 8h, no horário de Brasília), Lula faz uma visita à Indústria Aeronáutica de Portugal, a OGMA. No sábado (22), o primeiro-ministro português confirmou que será firmada uma parceria entre os dois países para a produção da aeronave A-29N Super Tucano pela Embraer no padrão que atende aos requisitos operacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Logo depois, ele tem um almoço reservado com António Costa.
E às 16h (às 12h, no horário de Brasília), no Palácio Queluz, deve participar da entrega do prêmio Camões ao artista brasileiro Chico Buarque. Após recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar o prêmio de 100 mil euros, atribuído em 2019, o cantor e compositor será homenageado em cerimônia no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, nos arredores de Lisboa, com a participação de Lula.
Na terça-feira (25), a agenda de Lula em Portugal se encerra após a participação do presidente em sessão solene na Assembleia da República. Havia expectativa de que Lula fizesse um discurso no evento do parlamento português em alusão à Revolução dos Cravos, mas a possibilidade foi criticada por políticos portugueses de extrema-direita e ele deve participar em uma sessão que ocorre antes.
Partidos de direita do país prometem protestar contra a presença do presidente brasileiro no parlamento português.
Espanha
Após comparecer à Assembleia, Lula deve seguir para Madri, na Espanha. A programação no país não está fechada. Mas, a princípio, Lula deve se encontrar com o presidente Pedro Sanchez e com o Rei Filipe VI.
A partir de julho a Espanha presidirá a União Europeia. O Brasil vê neste fato a oportunidade de aumento das relações com o bloco.
Na quarta-feira (26) à noite, a comitiva brasileira retorna para Brasília.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações de Leonardo Ribbeiro, Pedro Teixeira e Léo Lopes, da CNN