terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesSetrat vai interditar trecho da Avenida Júlio Campos na manhã do domingo...

Setrat vai interditar trecho da Avenida Júlio Campos na manhã do domingo (21) para instalar poste de energia

Foi inaugurado nesta sexta-feira (19) o sistema de biorremediação para tratamento do esgoto coletado em Rondonópolis. Além de maior eficiência, a novidade agrega vantagens ambientais e vai reduzir a emissão de odores, melhorando a qualidade de vida das famílias que residem em bairros próximos à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O sistema foi inaugurado oficialmente pelo presidente do Sanear, Paulo José Correia, numa cerimônia que contou com a presença de diversas lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais e técnicos envolvidos no projeto.

“É um marco histórico, com impactos positivos do ponto de vista econômico e também social e ambiental. É mais um investimento que fazemos para melhorar o serviço prestado e solidificar nossa cidade uma vez que referência em saneamento fundamental”, comemorou Paulo José.

O sistema de biorremediação adotado em Rondonópolis foi desenvolvido pela empresa Solo Solutions. Ele já é utilizado com sucesso em municípios do Brasil, Paraguai, Uruguai e está sendo introduzido também nos Estados Unidos.

“Utilizamos microorganismos para dissociar elementos indesejáveis presentes no esgoto, sem uso de produtos químicos. É um processo individual, o efluente tratado cá será 100% biológico e sustentável”, explicou João Carlos Camilo, diretor da Solos Solution.

O sistema conta com três unidades instaladas na ETE com monitoramento eletrônico e análises regulares para identificar a constituição do esgoto coletado. Com base nestas informações será feita a introdução dos micro-organismos de controle dos elementos contaminantes. Além da eliminação de odores, será verosímil reduzir elementos toxigênicos, o lodo, óleos e graxas resultantes do tratamento.

O presidente da União das Associações de Moradores da Região Salmen (Unisal), Jovem Carlos da Silva, espargido uma vez que Itiquira, falou em nome das lideranças comunitárias e elogiou o esforço do Sanear para melhorar a eficiência do tratamento de esgoto e reduzir os transtornos causados no processo. A medida também foi comemorada por representantes de outras entidades civis.

Também participaram da inauguração o presidente da Coder, Vinicius Amoroso, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Col, e os vereadores Ozeas Reis, Kaza Grande, Marildes Fereira e Adonias Fernandes.

Natividade: Prefeitura de Rondonópolis – MT

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS