Da Redação Avance News
Em um movimento para fortalecer a sustentabilidade na cultura, o Ministério da Cultivação e Pecuária (Planta) anunciou o lançamento da Plataforma AgroBrasil+Sustentável. Esta iniciativa tem uma vez que objetivo oferecer informações detalhadas e confiáveis sobre práticas agrícolas sustentáveis no Brasil, visando atender às demandas do mercado europeu e global.
O Brasil, reconhecido por suas práticas sustentáveis na cultura, possui mais de 30 milhões de hectares cultivados pelo sistema de plantio direto, murado de 20 milhões de hectares sob sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta. O país é destaque mundial também por ter 64% do território pátrio com vegetação nativa preservada e investir fortemente em novos produtos agrícolas ecologicamente sustentáveis, produzidos a partir de recursos naturais, reduzindo a obediência de insumos sintéticos e diminuindo o potencial de poluição ambiental.
A Plataforma AgroBrasil+Sustentável, atualmente em desenvolvimento pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Rega e Cooperativismo (SDI) do Planta, será uma utensílio do dedo gratuita que permitirá acessar uma variedade de serviços, desde políticas públicas até mercados internacionais, garantindo transparência e rastreabilidade na produção agropecuária.
A plataforma on-line disponibilizará informações organizadas, rastreáveis e confiáveis sobre a produção agrícola sustentável, sendo uma opção estratégica para que o produtor possa atender as exigências do mercado europeu e dos demais.
Segundo os técnicos do Ministério, será uma utensílio para certificação da produção agropecuária com objetivo de integrar bases de dados públicos, qualificar as informações da produção agropecuária do Brasil e para justificar as técnicas sustentáveis adotadas no campo aos mercados consumidores mundiais.
Com ela haverá garantia de transparência e rastreabilidade da produção agrícola brasileira, de congraçamento com o governo. Ela reunirá informações sobre a origem dos produtos, as práticas agrícolas utilizadas e os impactos ambientais.