Tapume de uma semana depois o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul e deixou uma pessoa morta, murado de 21 milénio pontos do estado seguem sem vigor elétrica, de convénio com balanço divulgado pelo governo gaúcho.
Na última terça-feira (16), as chuvas e fortes ventos provocaram danos e ocorrências em ao menos 25 municípios gaúchos, com o registro de alagamentos, quedas de árvore e destelhamentos, por exemplo.
O óbito confirmado ocorreu em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Feliz. Um {homem}, das quais nome e idade não foram divulgados, foi atingido pela marquise de um supermercado que caiu devido à força dos ventos.
Os cortes de vigor se espalharam pelo Rio Grande do Sul, chegando a deixar 1,314 milhão de clientes no escuro, durante o pico de desabastecimento. A interrupção no fornecimento de chuva atingiu 781 milénio residências, enquanto 128 municípios ficaram sem serviços de telefonia e internet.
Em boletim divulgado às 12h desta segunda (22), o governo do estado afirmou possuir 9.456 pontos sem vigor elétrica na região metropolitana de Porto Feliz. Outros 11 milénio pontos seguem sem luz no interno do estado. O provimento de chuva foi regularizado, segundo o governo gaúcho.
Cinco municípios ainda estão sem serviços de telefonia e internet, parcial ou integralmente, todos atendidos pela empresa TIM.
Na sexta-feira (19), o governo federalista reconheceu situação de emergência na capital Porto Feliz e em outros 21 municípios gaúchos. A medida facilita a transferência de recursos e a ajuda da Resguardo Civil pátrio.