Vitor Hugo Batista | Secom-MT
Durante o Fórum dos Governadores do Consórcio Brasil Médio (BrC), o governador Mauro Mendes defendeu a geração de ocupação e renda porquê uma das melhores estratégias para reduzir a desigualdade social e combater a míngua. O evento ocorreu em Brasília (DF), nesta terça-feira (23.01).
“Só a firmeza econômica e um envolvente que estimula investimentos pode erradicar a pobreza e a míngua que tanto nos envergonham. O melhor programa social que temos em Mato Grosso é a geração de ocupação e renda, que é o verdadeiro caminho para a distinção e segurança cevar”, afirmou Mauro, que é presidente do Consórcio.
Mauro e o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Míngua, Wellington Dias, assinaram o projecto Brasil Sem Míngua, em prol da segurança cevar no país.
O governador também ressaltou a taxa de desemprego de 2,4% no Estado, a segunda menor do país, detrás exclusivamente de Rondônia (2,3%). De combinação com os padrões econômicos mundiais, taxas inferior de 3% já indicam pleno ocupação na região.
Segundo Mauro, um país que é potência mundial na produção de mantimentos, porquê o Brasil, deve colocar a erradicação da míngua porquê meta prioritária.
“Pecisamos cuidar daquelas pessoas que não conseguem suprir a premência básica, que é a alimento. O Brasil é uma potência mundial na produção de mantimentos e exporta para outras 200 regiões do planeta. É inadmissível que tenhamos dentro do nosso país, pessoas padecendo de míngua”, enfatizou.
O ministro Wellington Dias destacou os esforços do Governo Federalista em erradicar a instabilidade cevar e a míngua até 2030.
“O projecto Brasil Sem Míngua já começou. Em todos os Estados e no Província Federalista há um esforço para que a gente possa saber cada pessoa que precisa. Nosso governo tem realizado transferências de renda, que é fazer o quantia chegar até o cidadão. Temos também a complementação cevar, por meio da rede de instrução de tempo integral, com comida nas escolas, além do Programa de Compra de Provisões (PAA) e do Projecto Safra”, afirmou.
Também acompanharam o governador Mauro Mendes no Fórum BrC os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), e a senadora Margareth Buzetti.
Sobre o Consórcio BrC
O Consórcio Brasil Médio (BrC) é uma cooperação entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Rondônia, Tocantins, e o Província Federalista.
Criado em 3 de julho de 2015, tem a visão de promover o desenvolvimento econômico e social da região de forma integrada.
É liderado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, desde 2022.