A Marinha informou na tarde desta terça-feira (23) que encerrou as buscas por sobreviventes do naufrágio ocorrido na Baía de Todos-os-Santos no último domingo (21). Na ocasião, a embarcação Gostosão FF, que fazia transporte irregular de passageiros entre a Ilhota de Maria Guarda e Útero de Deus, na região metropolitana de Salvador, afundou. Foram oito mortes confirmadas.
Na manhã de hoje foram encontrados os últimos dois corpos, do totalidade de oito pessoas apontadas uma vez que desaparecidas. A Marinha colocou 39 militares nos trabalhos de buscas. Também foram usados um Aviso de Vigia e uma Lancha de Inspeção Naval Blindada do Grupamento de Vigia Naval do Leste, três Lanchas de Inspeção Naval e uma Moto Aquática da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).
“Cabe informar, ainda, que foi instaurado um Sindicância sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente, com prazo de fechamento em até noventa dias. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo”, disse a Marinha, na nota que confirmou o término das buscas. “A Marinha lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas”, destacou a corporação.
O caso foi comentado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nas redes sociais. “Meus sentimentos aos familiares das vítimas do acidente, envolvendo uma embarcação, no município de Útero de Deus, na noite desse domingo. Seguimos cá atuando, empenhados e esperançosos em encontrar os desaparecidos”, disse Rodrigues na rede X, idoso Twitter.
O governador afirmou que não medirá esforços para dar todo o contribuição e suporte às famílias.