Atual tetracampeão do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG estreou nesta quarta-feira (24) com roteiro na edição 2024. No estádio Pedro Alves do Promanação, em Patrocínio, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari foi derrotado por 2 a 1 pelo Patrocinense.
De viradela e com duas falhas da resguardo do Alvinegro, a Águia quebrou tabu de nunca ter vencido o Galo em jogos oficiais e iniciou muito muito a competição.
O time da capital volta a campo no próximo domingo (28), a partir das 16h (de Brasília), e recebe o Democrata, de Governador Valadares. A partida, da segunda rodada do Estadual, está marcada para a Estádio MRV. Levante será o primeiro jogo da equipe em lar.
Desvio importante
Horas antes da globo rolar, o atacante Hulk retornou a Belo Horizonte no jatinho pessoal. Com problemas intestinais, o camisa 7 conversou com percentagem técnica e departamento médico e acabou separado da estreia em 2024.
Kardec titular
Com a escassez do paraibano, o técnico Luiz Felipe Scolari optou pela ingressão do atacante Alan Kardec.
A situação do gramado do Pedro Alves do Promanação, bastante cumeeira, favoreceu a ingressão do camisa 14 entre os onze. Pela estatura, ele ganhou a concorrência com Eduardo Vargas.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos de jogo tiveram emoção unicamente nos 15 minutos iniciais. Logo aos 8, o Galo abriu o placar em Patrocínio.
Num chutaço de fora da superfície, o zagueiro Maurício Lemos, de falta, deixou o dele. O último gol de um jogador da posição, neste quesito, havia sido em 2014, com Tiago Pagnussat. O Alvinegro precisou de 640 partidas para repetir o feito.
Aos 15, veio o empate. Depois vacilo da resguardo, Everton Kanela aproveitou interceptação vindo da direita e deixou tudo igual no jogo.
Nos minutos seguintes, as duas equipes tentaram buscar o segundo tento, mas até pela situação do gramado, o duelo ficou bastante truncado e com poucas chances para os dois lados.
Melhor oportunidade
Aos 44 minutos, Alan Kardec ajeitou a globo, mas Paulinho chutou fraco. No rebote do goleiro Cairo, o meia Igor Gomes pegou de primeira e quase desempatou. A pelota, porém, passou raspando o travessão da Águia.
Felipão na bronca
No pausa da partida, primeira dos dois times na atual edição do Mineiro, Felipão não escondeu a insatisfação com a situação do gramado em Patrocínio. “Isso é um pasto! Isso é um pasto”, desabafou ao repórter Cláudio Rezende, da Itatiaia.
Vira-vira no segundo tempo
Seguindo a tônica da primeira lanço, a partida seguiu bastante truncada. Porém, aos 28 minutos, a Águia fez mais um. Em novidade falta da resguardo atleticana.
Assim uma vez que Kanela, Hudson, acionado na volta do pausa, aproveitou interceptação na superfície e, numa espécie de “peixinho”, estufou a rede de Everson.
Pressão e contra-ataques
Enquanto o Atlético pressionava para buscar o empate, os donos da lar exploravam os contra-ataques e levavam transe ao goleiro competidor.
Mesmo com as mexidas, o time de Scolari não conseguiu ser efetivo e, com isso, sofreu o primeiro revés no ano.
Patrocinense 1 x 1 Atlético-MG
Patrocinense: Cairo; Nando, Guilherme, Léo Alves e Ailton; Gabriel Galhardo, Pelágico (Juninho), Caiuby (Tiago Corrêa; Everton Kanela (Luan), Marcílio (Hudson) e Caique Lemes. Técnico: Rogério Henrique
Atlético: Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson, Mauricio Lemos, Guilherme Arana; Otávio (Rubens), Edenilson (Alan Franco), Igor Gomes (Alisson), Pedrinho (Pavón); Paulinho e Alan Kardec (Vargas). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 24 de janeiro de 2023
Lugar: Estádio Pedro Alves do Promanação, em Patrocínio-MG
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Leonardo Henrique Pereira e Ricardo Junio de Souza
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Gols: Mauricio Lemos, aos 8 minutos do primeiro tempo, para o Atlético; Everton, aos 15 da primeira lanço, e Hudson, aos 28 do segundo tempo, para o Patrocinense
Cartões amarelos: Naldo, Caiuby e Everton (CAP); Guilherme Arana (CAM)
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: