segunda-feira, 24 fevereiro 2025
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Mercado livre de energia já conta mais de 3 mil consumidores

Desde o início do ano mais de 3 milénio consumidores já notificaram o fechamento dos contratos com distribuidoras de robustez elétrica para transmigrar para o mercado livre de robustez. Esse é o primeiro mês de vigência da franqueza desse protótipo para consumidores do grupo A, de média e subida tensão, que passaram a ter essa opção, já disponível para as grandes indústrias.  

A mudança pode baratear as contas de robustez dessas empresas em torno de 20%. Marcelo Loureiro, mentor da Câmara de Comercialização de Virilidade Elétrica, que integra geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores de robustez elétrica no país, afirma que o potencial de novos negócios que podem se beneficiar do mercado livre de robustez é enorme. 

“Mais de 12 milénio pequenas empresas e médias empresas já demonstraram interesse de ingressar no envolvente livre para todos os meses de 2024. Estimamos que, ao todo, teremos alguma coisa entre 20 e 24 milénio empresas aderindo. Para ter noção do que representa tal volume, atualmente temos 38 milénio unidades consumidoras que já estão no segmento livre. Isso significa que a quantidade de aderentes possa aumentar esse número em até 50% só neste ano.”

De conformidade com portaria do Ministério de Minas e Virilidade, os consumidores deverão escolher um comercializador varejista habilitado na Câmara de Comercialização de Virilidade Elétrica. Mais de 100 agentes varejistas já estão habilitados.   

Ao ingressar no mercado livre de robustez, os consumidores continuam vinculados às distribuidoras, que é quem dispõe da rede por onde a robustez passa. Mas podem escolher o fornecedor, assim uma vez que tempo de contrato, preço, tipo de robustez, optando, por exemplo, por fontes de energias renováveis.   

Dante Beneveni, Ceo da Urca Trading, empresa do Grupo Urca Virilidade, uma das empresas comercializadoras habilitadas para atuar no mercado livre de robustez diz que a redução de custos pode chegar a três faturas por ano. E cita outros benefícios.

“Poder de escolha, possibilidade de ter mais opçoes de fornecedor de robustez e não permanecer restrito àquela distribuidora onde está conectado. E produtos, com a possibilidade de diversificação, seja falando só em robustez, resultado com desconto reservado ou com preço fixo, ele [consumidor] podendo escolher entre dispêndio e benefícios, com a popularização da robustez do mercado livre, iniciando com o atacarejo e depois indo para o varejo de trajo. Assim uma vez que aconteceu lá fora, a tendência é que esse resultado de robustez venha para o mercado com novos produtos.”

A medida deve beneficiar indústrias e serviços de pequeno e médio porte. São supermercados, padarias, redes de postos de combustíveis e outros negócios que estejam no grupo A de consumo. Essa informação pode ser conferida na conta de robustez. 

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Fonte: Agência Brasil

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