Exposição fotográfica e cursos gratuitos serão lançados em fevereiro
Da Redação Avance News
28 de Janeiro de 2024 às 17:59
Edital Viver Cultura selecionou 266 projetos e contou com recursos de R$ 10 milhões do Governo de MT
Graciele Leite | Secel-MT
Projetos realizados com recursos do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) serão lançados nos próximos dias, levando exposição fotográfica para a população mato-grossense. Um dos projetos viabilizado pelo edital Viver Cultura é a exposição e instalação ‘Mãos que sustentam a memória do tempo’, com fotografias de populações tradicionais de Vila Bela da Santíssima Trindade, valorizando a cultura do povo preto, indígenas e comunidades quilombolas.A mostra apresenta o cotidiano de moradores da cidade, mostrando momentos simbólicos do fazer com as mãos. Nas fotos, eles estão produzindo artesanato, cuidando da terreno, pescando e reproduzindo ofícios e saberes ancestrais, uma vez que guardiões da cultura e da história do município. A exposição e instalação ‘Mãos que sustentam a memória do tempo’ será ocasião ao público no dia 03 de fevereiro, às 8h, com ingresso gratuita. A mostra fica ocasião até o dia 23 de fevereiro, na recepção da filial do Sicredi, no município. Ou por outra, a Secel tem viabilizado cursos gratuitos para capacitação de pessoas que atuam no audiovisual e para interessados em saber mais da arte produzida pela população LGBTQIAPN+. O curso ‘Queer foco – arte e visibilidade LGBTQIAPN+’ está com inscrições gratuitas abertas e o link pode ser acessado AQUI. A capacitação tem o objetivo de apresentar a história da arte pela perspectiva do trabalho de artistas visuais LGBTQIAPN +. As aulas serão online, no período noturno, entre 23 de fevereiro e 17 de maio. O curso será transportado pela historiadora da arte e rabi em Estudos Contemporâneos das Artes Ynaê Cortez e pela arte-educadora profissional em Estudos e Práticas de Cultura Marcela Klayn.Outro curso viabilizado pela Secel via edital Viver Cultura foi ‘Iniciação ao audiovisual: conhecendo as ferramentas do indispensável ao avançado’, que foi finalizado no dia 20 de janeiro, em Sorriso. O projeto surgiu de uma demanda na região em qualificar a mão de obra lugar para atuar em produções audiovisuais. A capacitação durou três meses e abordou temas uma vez que geração de roteiro, manutenção e operação de equipamentos, técnicas de captação e edição de imagens e áudio, entre outras ferramentas usadas no audiovisual. Ao termo, os alunos fizeram o curta-metragem ‘Presente das sombras’, que pode ser conferido neste link do Youtube. Edital Viver Cultura Com investimento de R$ 10 milhões do Governo de Mato Grosso, edital Viver Cultura foi lançado no final de 2022 para impulsionar variados segmentos culturais em todo o Estado. Foram contemplados 266 projetos nas categorias de geração e desenvolvimento de experiências artístico-culturais, ações formativas, práticas e vivências culturais, circulação, vestígios e festivais. No final de 2023, a seleção pública foi reeditada em duas versões: Identidades e Expressões Artísticas. Os editais estão em curso e contam com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
FuncionalAlways active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.