Da Redação Avance News
A Secretaria de Estado da Instrução do Paraná (Seed-PR) vai receber 23 drones e outros equipamentos da Federação da Lavoura do Paraná (Faep) durante o Show Rústico Coopavel, em Cascavel, no Oeste do estado, na semana que vem.
A entrega será realizada na tenda do Sindicato Rústico de Cascavel, onde acontece a ativação da Seed-PR na feira, na quarta-feira (7) .
Os equipamentos foram adquiridos mediante parceria entre o governo do estado e a entidade agrícola, por meio do Sistema Vernáculo de Aprendizagem Rústico (Senar).
A entrega reunirá diretores e alunos de colégios agrícolas de diversas regiões do estado, o secretário de Estado da Instrução, Roni Miranda, e o presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette. O investimento foi de murado de R$ 3 milhões.
As ferramentas serão destinadas a mais de 1,5 milénio alunos dos colégios agrícolas em todas as regiões do estado, que já tiveram 11 milénio horas de cursos de capacitação.
Esses colégios unem Ensino Médio normal a disciplinas técnicas.
Com os novos equipamentos, os alunos terão entrada ao que há de mais moderno no que diz saudação à inovação tecnológica no setor.
Integram o pacote alguns penetrômetros, que servem para o desenvolvimento ideal da vegetal, aparelhos de GPS portáteis, GPS agrícolas, tablets, mostradores de solo, fluxômetros, termohigroanemômetros para medir a temperatura e a umidade do solo e kits de ordenha e de emprego de agroquímicos.
Os drones de precisão possibilitam, por exemplo, obter remotamente todas as informações referentes às culturas, sendo verosímil investigar a eficiência do plantio e mensurar as colheitas, o que influencia diretamente no desempenho das lavouras.