terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEconomiaMedicamentos podem ficar mais caros em 2024 com reajuste do ICMS

Medicamentos podem ficar mais caros em 2024 com reajuste do ICMS

Fernanda Capelli

Reajuste do ICMS deve encarecer medicamentos em 2024

O reajuste do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em alguns estados deve resultar no aumento dos preços dos medicamentos neste ano. Embora esses produtos já estejam sujeitos a um reajuste anual fixo estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), fundamentado no IPCA e realizado em março, os consumidores enfrentarão um acréscimo suplementar em 2024.

Devido a uma queda na arrecadação, 11 estados – Bahia, Ceará, Província Federalista, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins – planejam aumentar o ICMS. A Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abrafarma) estima que as alíquotas subirão de 1% a 2%, impactando diretamente o consumidor. Embora as alíquotas de ICMS variem entre 17% e 22% em cada estado, o repasse do aumento de impostos é inevitável.

A Abrafarma destaca que a trouxa tributária sobre medicamentos no Brasil, atualmente em 36%, está seis vezes supra da média mundial de 6%. Sergio Barreto, CEO da associação, ressalta a incoerência dessa taxação elevada para um item importante, sugerindo que o imposto sobre medicamentos deveria ser zero. A entidade continua a tutorar a redução da trouxa tributária sobre medicamentos porquê uma de suas principais bandeiras.



Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS