10 dicas para redigir uma missiva de apresentação perfeita
Pediram uma missiva de apresentação no processo seletivo? Não se desespere! Embora menos geral nos processos seletivos online, a missiva de apresentação ainda é solicitada por algumas empresas. Trata-se de um documento que proporciona uma apresentação resumida da trajetória profissional da pessoa candidata, permitindo à empresa conhecê-lo melhor e calcular sua adequação à vaga anunciada.
Para ninguém permanecer perdido ao redigir uma missiva de apresentação, Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, empresa de recrutamento e seleção, elenca 10 dicas infalíveis. Confira!
1. Seja breve
Limite o documento a uma página, destacando informações essenciais para evitar sobrecarregar a empresa com excesso de detalhes. “A brevidade é crucial em uma missiva de
apresentação.
Pessoas recrutadoras têm pouco tempo e muitas candidaturas para averiguar. Sobresair informações essenciais em uma única página facilita a leitura e valoriza a eficiência da pessoa candidata”, explica o profissional.
2. Priorize as experiências e habilidades
As equipes de recrutamento sempre se preocupam em verificar as informações colocadas nos currículos ou missiva de apresentação. Por isso, é importante evidenciar experiências relevantes para provar crédito e transparência.
3. Personalize o texto
Utilize modelos porquê inspiração, mas personalize o teor para que a missiva reflita sua autenticidade. Segundo Gian Sperati, “modelos podem servir porquê inspiração, mas ajustar o teor à sua personalidade e à vaga desejada aumenta a conexão com o recrutador, evidenciando o interesse genuíno na oportunidade”.
4. Tenha desvelo com erros de português
Revise o texto para prometer correção gramatical e ortográfica, garantindo a credibilidade da missiva. Os recrutadores valorizam
candidatos
que têm atenção aos detalhes, inclusive na informação escrita.
5. Faça um cabeçalho
Inclua nome, sobrenome, e-mail, telefone, LinkedIn (se aplicável) e o função desejado.
6. Comece com uma saudação
Inicie a missiva com uma saudação adequada, considerando o conhecimento ou não do nome da pessoa recrutadora. “Adapte-a considerando se você conhece o nome de quem está recrutando para aquela vaga. Essa personalização inicial demonstra atenção aos detalhes e interesse na empresa”, detalha o CHRO.
7. Fale sobre você e suas experiências
Apresente-se, mencione sua formação e experiências profissionais de forma sucinta. A apresentação pessoal deve ser breve e relevante. Destaque sua formação e
experiências profissionais
que estejam alinhadas com a vaga.
8. Mostre que você pode contribuir para a empresa
Destaque habilidades ou experiências relevantes para a vaga desejada. Conectar suas competências às necessidades da vaga evidencia a tributo que você pode oferecer, tornando-se um candidato mais atrativo.
9. Demonstre que pesquisou sobre a organização
Destaque aspectos da cultura da empresa que chamaram sua atenção, evidenciando pesquisa prévia. Isso demonstra comprometimento e alinhamento com os valores da organização e interesse em saber mais sobre a empresa e seu intensidade de compatibilidade com ela.
10. Escreva uma despedida e assinatura
Encerre a missiva de forma cortês e
profissional.
A despedida deve refletir a seriedade da pessoa candidata e manter um tom respeitoso, deixando uma última sentimento positiva.
Por Rodrigo Dourado