Um voo noturno da companhia aérea Gol teve que arremeter na noite de segunda-feira (20) após o piloto ser informado da presença de caranguejos na pista do Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo. Segundo relatos, por volta das 23 horas, o comandante avisou aos passageiros que precisaria arremeter devido à presença dos animais.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o comandante brinca com a situação, dizendo: “Acredite se quiser”. Os passageiros deram risadas da situação. A aeronave conseguiu pousar 10 minutos depois, após ser feita uma vistoria na pista e recolhimento dos caranguejos.
A Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória, informou que, na verdade, apenas um caranguejo estava na pista. A vistoria foi feita pela equipe de fauna do terminal. A Prefeitura de Vitória explicou que está no período de andada do caranguejo-uçá, que são os períodos reprodutivos dos caranguejos, e que fica proibida a sua captura e venda até 27 de março.
A Gol foi procurada e informou que seguiu os protocolos de segurança e que a arremetida é uma manobra normal. A companhia acrescentou que o caranguejo na pista não causou atrasos no horário do voo, que saiu de Santos Dumont, no Rio de Janeiro.