domingo, 20 outubro 2024
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Nova Ferroeste: Ibama aprova estudo ambiental para projeto de R$ 29,4 bilhões

Da Redação Avance News

O Instituto Brasiliano do Meio Envolvente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu sinal virente para a Novidade Ferroeste, projeto ferroviário que ligará Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), com um investimento estimado em R$ 29,4 bilhões.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), elaborado pela Instalação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi validado depois uma estudo rigorosa. Com mais de 3 milénio páginas, o relatório agora avança para a lanço crucial das audiências públicas, a serem realizadas nos próximos 45 dias.

O documento foi distribuído para as prefeituras de 49 municípios impactados pelo projeto, incluindo oito do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná. Ou por outra, diversas entidades federais e estaduais, porquê Incra, Iphan, Funai, ICMBio, Ibama do PR e MS, Ministério Público dos dois estados, IAT e IMASUL, receberam cópias.

O projeto da Novidade Ferroeste visa a expansão da atual Ferroeste S/A, conectando Maracaju a Paranaguá, com um totalidade de 1.304 quilômetros. Estudos indicam que, no primeiro ano de operação plena, a ferrovia poderá movimentar tapume de 38 milhões de toneladas de grãos e contêineres refrigerados. O leilão para a licença do projeto está previsto para o segundo trimestre deste ano, com o vencedor explorando o trecho por 70 anos.

IMPORTÂNCIA – O projeto da Novidade Ferroeste é de grande prestígio para o agronegócio brasílio por diversos motivos:

  1. Escoamento Eficiente da Produção Agrícola: A construção da ferrovia oferece uma selecção eficiente para o escoamento da produção agrícola da região, permitindo o transporte de grandes volumes de grãos de forma mais rápida e econômica.
  2. Aumento da Capacidade Logística: A ferrovia ampliará a capacidade logística da região, possibilitando o transporte de uma quantidade significativa de grãos e produtos agropecuários para os principais portos de exportação, porquê Paranaguá, facilitando o chegada a mercados internacionais.
  3. Redução de Custos e Tempo: O transporte ferroviário é geralmente mais eficiente em termos de dispêndio e tempo em conferência com outros meios de transporte, porquê o rodoviário. Isso pode resultar em uma redução dos custos de transporte para os produtores e exportadores.
  4. Desenvolvimento Regional: A presença de uma infraestrutura ferroviária robusta pode estimular o desenvolvimento econômico regional, atraindo investimentos e promovendo o prolongamento de setores relacionados ao agronegócio.
  5. Competitividade Internacional: Com uma infraestrutura de transporte mais eficiente, os produtos agrícolas brasileiros podem se tornar mais competitivos no mercado internacional, aumentando as exportações e fortalecendo a posição do país porquê um importante player no negócio global de mantimentos.
  6. Diversificação de Rotas de Escoamento: A Novidade Ferroeste oferece uma rota selecção para escoamento da produção agrícola, proporcionando mais opções estratégicas e contribuindo para a diversificação de rotas logísticas.
  7. Incitamento ao Investimento: O projeto, com um investimento significativo, pode atrair investidores para a região, gerando empregos e fomentando o desenvolvimento socioeconômico lugar.

 

 





Fonte: Pensar Agro

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