Do g1 MT
A Universidade Federalista de Mato Grosso (UFMT) emitiu um Ofício-Circundar recomendando o uso de máscaras em todos os ambientes fechados da universidade, nessa sexta-feira (2). A orientação veio depois da subida quantidade de novos casos de Covid-19 registrada no estado.
Do início de janeiro até neste sábado (3) o estado já registra 6.584 casos registrados de Covid-19 e 16 mortes em decorrência da doença, conforme o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Segundo a universidade, a recomendação serve para estudantes, servidores e profissionais contratados. O documento orienta que todos que apresentarem sintomas da doença, mesmo que sem seriedade, usem máscaras tanto no campus da UFMT, quanto nos demais espaços coletivos que frequentam.
A universidade também orienta que todos que estiverem com os sintomas busquem o serviço de saúde mais próximo para diagnóstico e tratamento adequado.
A SES também fez um alerta solene às cidades para que voltem a tomar as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação conta a doença.
Casos em 2024
Na segunda-feira (29), Sorriso, a 420 km de Cuiabá, registrou a 1ª morte no município causada pela Covid-19 desde junho de 2023. Segundo a prefeitura, a vítima trata-se de um idoso de 72 anos que morreu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.
Conforme quadro médico, o paciente tinha diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras comorbidades.
Mato Grosso fechou o mês de janeiro com 5.377 casos confirmados de Covid-19 e 12 mortes em decorrência da doença, conforme o pintura epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Locais com óbitos pela Covid:
- Chuva Boa (1)
- Aripuanã (1)
- Campo Verdejante (1)
- Cuiabá (1)
- Guarantã do Setentrião (1)
- Novidade mutum (1)
- Peixoto de Azevedo (1)
- Poconé (1)
- Porto dos Gaúchos (1)
- Primavera do Leste (1)
- Ribeirão cascalheira (1)
- Rosário Oeste (1)
- Santa Terezinha (1)
- Sinop (1)
- Sorriso (1)
Segundo os dados do pintura epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), até o momento a tira etária com maior ocorrência de casos é de supra de 80 anos.
Dados referentes até sábado (3):
- De 31 a 40 anos: Uma morte (um {homem})
- De 51 a 60 anos: Três mortes (uma mulher e dois homens)
- De 61 a 70 anos: Três mortes (duas mulheres e um {homem})
- De 71 a 80 anos: Quatro mortes (uma mulher e três homens)
- 80 anos ou mais: Quatro mortes ( duas mulheres e dois homens).
Novidade subvariante
Uma nova subavariante da Covid-19, chamada JN 2.5, foi identificada em Mato Grosso. Ainda de concórdia com a SES, além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unificado.
“O Ministério da Saúde ressalta que o surgimento de novas variantes, uma vez que a JN.2.5, é um fenômeno monitorado pela Pasta. […] A vacinação segue uma vez que o principal meio de proteção contra os casos mais graves da doença com atualização das doses de reforço indicadas para cada tira etária e que os imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra todas as variantes que circulam no país atualmente”, diz o MS em expedido.