Da Redação Avance News
Um relatório divulgado pela Apple mostra que 76% dos usuários de iPhone com sistema patível já instalaram a versão mais recente do sistema, o iOS 17, lançado em setembro de 2023. O número ainda é cimalha, mas está menor quando se compara o mesmo período de tempo do lançamento do iOS 16. Já com o iPadOS 17, o resultado é oposto.
Depois quatro meses e meio do lançamento do iOS 16, 81% dos usuários de iPhone com sistema patível haviam instalado a versão mais recente do sistema. O número é ligeiramente superior ao do iOS 17 no mesmo espaço de tempo. São compatíveis aparelhos lançados nos últimos quatro anos.
A Apple também levou em consideração, no relatório, usuários de todos os tipos de iPhone, incluindo os mais antigos. Ao todo, 66% já instalaram o iOS 17 e 23% ainda têm o iOS 16. Os outros 11% possuem versões mais antigas. Essa adoção à versão mais recente, vale lembrar, costuma ser muito mais rápida do que o que acontece com usuários do sistema Android.
Isso acontece, principalmente, por dois motivos: o primeiro é pela maior quantidade de pessoas utilizando Android e o segundo pelo veste de terem mais aparelhos antigos entre esses usuários.
Números do iPadOS
De convenção com a Apple, a mais recente atualização do sistema operacional para iPad foi instalada em 61% dos modelos lançados nos últimos quatro anos, uma proporção superior aos 53% alcançados pelo iPadOS 16 dentro do mesmo período no ano anterior. Considerando todos os modelos, inclusive os iPads mais antigos, o iPadOS 17 está presente em 53% dos dispositivos, enquanto a versão 16 está em 29% dos aparelhos em operação.
Novidades do iOS 17
Uma das primeiras novidades anunciadas pela Apple para o iOS 17 é uma atualização para a agenda de contatos, que ganhou um recurso chamado Pôster. O AirDrop — recurso para transferir informações entre iPhones com facilidade — ganhou um novo recurso chamado NameDrop, que permite compartilhar informações de contato (por exemplo: e-mail e número de telefone).
A Apple também anunciou o Journal, um novo aplicativo para vigiar memórias do dia. É um quotidiano que vai sugerir momentos do seu dia para você comemorar e vigiar para o porvir. Outro recurso anunciado pela empresa que chamou a atenção foi o StandBy. É quase uma expansão de funcionalidades – uma vez que o Always-On Display (AOD) –, porque a tela do seu iPhone poderá exibir informações o tempo inteiro.
É importante saber se o seu iPhone vai permanecer de fora ou não dessa atualização. Confira inferior a lista de iPhones que poderão atualizar para o iOS 17 (dos mais recentes aos mais antigos):
- iPhone 14;
- iPhone 14 Plus;
- iPhone 14 Pro;
- iPhone 14 Pro Max;
- iPhone 13;
- iPhone 13 Mini;
- iPhone 13 Pro;
- iPhone 13 Pro Max;
- iPhone 12;
- iPhone 12 Mini;
- iPhone 12 Pro;
- iPhone 12 Pro Max;
- iPhone 11;
- iPhone 11 Pro;
- iPhone 11 Pro Max;
- iPhone XS;
- iPhone XS Max;
- iPhone XR;
- iPhone SE (2ª geração para frente).