segunda-feira, 24 fevereiro 2025
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Ministro Fávaro destaca investimentos do Governo Federal para escoamento de safra

Com foco em diminuir custos de transporte e aumentar a competitividade do agronegócio no Brasil, nesta terça-feira (6), os ministros da Lavra e Pecuária, Carlos Fávaro; dos Transportes, Renan {Filho}; e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, apresentaram o Projecto Vernáculo para o Escoamento da Safra de grãos 2023/24.

O Projecto, que tem uma vez que tema “abrindo caminhos para o Brasil proceder”, consiste no detalhamento de investimentos para ferrovias e rodovias nos corredores do agro que estão previstos para nascente ano. São R$ 4,7 bilhões em recursos públicos disponibilizados para obras estruturantes nos principais corredores logísticos que cortam o país de Setentrião a Sul.

O ministro Carlos Fávaro destacou em exposição a relevância dos investimentos no setor. “Não há zero mais relevante na formação de preços do que uma infraestrutura eficiente. A formação de preço é diretamente ligada ao dispêndio de frete. Imagine a crise que seria para o agronegócio se os investimentos do ministério não tivessem essa eficiência. Se não tivéssemos essas condições de rodovias, certamente a soja estaria aquém do dispêndio de produção”, explicou.

“Quando a gente tem um transporte mais eficiente com modais mais integrados com portos dando fluidez, isso se reverte em renda, em capacidade de lucrar mercados cada vez mais exigentes e cada vez mais competitivos”, acrescentou o ministro Fávaro.

Em complemento, o ministro dos Transportes, Renan {Filho}, afirmou que o Projecto reitera o trabalho do Governo Federalista para o propagação da cultivação brasileira. “Esses investimentos representam a melhoria da malha de forma universal e a desenlace e intensificação de obras estruturantes nos corredores do agro. De 2023 para cá, já tivemos uma vez que resultado crescentes exportação e importação, que significa muito mais atividade econômica, com obras que dão chegada aos portos, que fortalecem a chegada dos grãos”, detalhou o ministro Renan.

Os investimentos serão divididos entre o Roda Setentrião, com previsão de R$ 2,6 bilhões, e o Roda Sul/Sudeste, com R$ 2 bilhões. Aliás, estão previstos, para 2024 ainda, os leilões de mais dois lotes de sistemas rodoviários paranaense e outras oito concessões em corredores do agro que, somadas, devem injetar R$ 95 bilhões em melhorias nas estradas.

De convenção com ministro Renan {Filho}, o resultado da retomada de investimentos promovida pela atual gestão possibilitou um aumento significativo nos índices de quesito da malha rodoviária (ICM), medidos pelo Departamento Vernáculo de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em dezembro de 2023.

Somente no Roda Setentrião, em 2023, o propagação foi de 2 milénio quilômetros de vias consideradas em boas condições para o tráfico, atingindo um indicador de 80% de malha rodoviária boa — uma evolução de 28 pontos percentuais. A título de exemplo, a BR-158-PA saiu de 3% considerada boa para 98%, já a BR-364/RO foi de 43% para 87%. No Galeria Sul/Sudeste, o ICM bom passou de 50% para 65%. A meta é chegar a 90% no Roda Setentrião e 80% no Sul/Sudeste até o termo deste ano.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa {Filho}, as ações articuladas levarão a um melhor escoamento da produção brasileira. “Esses indicadores colocam o Brasil na rota do maior volume de investimento da América do Sul e mostra que o Governo Federalista tem atuado fortemente nos corredores que facilitam o escoamento da produção e para fortalecer os portos do país.”

Também foi inteirado durante o evento que há previsão, em 2024, de investimento de R$ 639 milhões em portos e hidrovias para auxilia no escoamento para o exterior da safa. “O Brasil hoje tem 19 milénio quilômetros de hidrovias navegáveis, com potencial de chegarmos a 42 milénio nesses próximos oito ou dez anos. Isso significa reduzir custos nas operações, dialogar com a agenda ambiental e ajudar a potencializar o escoamento da produção brasileira”, completou Silvio Costa {Filho}.

Outros investimentos

O Planta também está reunindo esforços para dar rapidez na recuperação e ampliação de estradas vicinais em todo o país. Por meio de convênios, até o momento, já foram liberados mais de R$ 951 milhões para estados, municípios e consórcios viabilizarem 572 obras em quase todos os estados brasileiros. A iniciativa visa melhorar o escoamento da safra e a infraestrutura logística da produção, além de facilitar o deslocamento da população rústico.

Entre os primeiros projetos aprovados, por exemplo, está o do município de Canarana (MT), cujas obras já estão na terceira mensuração para a recuperação de mais de 160 quilômetros. Somente em Minas Gerais estão sendo executadas 84 obras em parceria com 69 municípios e com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. Paraíba e Rio Grande do Sul contam com 54 obras em cada estado.

Fonte: Jornal de MT

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