quinta-feira, fevereiro 27, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAgronegóciosSecretário de Política Agrícola diz que é preciso “cautela e juízo” no...

Secretário de Política Agrícola diz que é preciso “cautela e juízo” no socorro aos produtores

Da Redação Avance News

Diante dos desafios climáticos e financeiros enfrentados por produtores rurais nesta safra, o Secretário de Política Agrícola, Neri Geller, disse que é preciso uma abordagem cautelosa na definição de medidas de socorro.

Em encontro com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Geller enfatizou que é prematuro discutir a renegociação de dívidas sem antes ter uma compreensão clara do impacto desses desafios no setor.

O secretário ressaltou os lucros significativos obtidos por grande secção dos produtores nos últimos anos, sublinhando que qualquer ação do governo deve ser cuidadosamente ponderada para não desencorajar investimentos futuros.

A preservação da crédito dos investidores é vital, visto que reações precipitadas podem aumentar os custos de crédito, agravando a situação.

Geller (foto) anunciou algumas medidas já em curso, uma vez que a geração de linhas de capital de giro específicas para cooperativas de leite e a expansão dos recursos disponíveis em linhas de crédito em dólar para investimentos.

Há também um esforço colaborativo com o Banco Vernáculo de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para oferecer suporte a produtores com dificuldades financeiras, através de linhas de crédito dolarizadas para custeio da safra atual.

Ou por outra, o secretário mencionou a ampliação dos Adiantamentos sobre Contrato de Câmbio (ACC) e a regulamentação dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros) uma vez que outras iniciativas do governo para facilitar o entrada ao crédito agrícola. Essas ações têm uma vez que objetivo estimular a concorrência e reduzir os custos de financiamento para os agricultores.

No entanto, Geller expressou preocupação com as limitações orçamentárias, mormente em relação ao financiamento de programas de auxílio à comercialização e seguro rústico, ambos com recursos na ordem de R$ 1 bilhão.

Comparando com os anos anteriores, onde o orçamento para comercialização era significativamente maior, o secretário destacou a premência urgente de revisão desses valores para escoltar o aumento da produção e dos custos de produção.

A reunião com a FPA marcou o primeiro encontro de Geller com o grupo desde que assumiu o função, refletindo a intenção do Ministério da Lavra de fortalecer a informação com o Congresso Vernáculo e o setor produtivo. A experiência prévia de Geller uma vez que vice-presidente da FPA é vista uma vez que um ativo valioso nesse processo de diálogo e negociação.

O secretário também se comprometeu a indagar as recentes mudanças nas regras para emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), promovidas pelo Parecer Monetário Vernáculo (CMN), indicando a orifício do governo para ajustes que possam beneficiar o setor agropecuário no atual contexto econômico e climatológico.





Fonte: Pensar Agro

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS