Geovanna A. Torquato | RDNews
Mato Grosso atingiu, no último sábado (10), a marca de 30 óbitos por Covid-19 apenas neste ano. Ao todo, a Secretaria de Estado de Saúde registrou, de 1º de janeiro até o final da tarde desta quarta-feira (14), 12.426 casos da doença. Cuiabá, que apresenta risco moderado, lidera com maior número de casos confirmados: 1.413.
Segundo informações, o aumento de casos pode estar ligado ao surgimento da variante JN 2.5 no estado. Em janeiro, quatro pessoas tinham sido diagnosticadas com a cepa, enquanto uma delas faleceu.
De acordo com o painel da Covid-19, Cuiabá lidera no número de óbitos, totalizando seis. Em seguida, Água Boa (MT) e Várzea Grande aparecem, com duas mortes cada.
Cerca de 36,1% dos municípios apresentam risco alto ou muito alto para contágio de Covid-19. Já 47,5% foram classificados com risco moderado, incluindo Cuiabá.
A maioria das mortes atingiu pessoas com mais de 61 anos. No entanto, desde o início de fevereiro, registros de óbitos de pacientes mais jovens tornaram-se mais frequentes. Segundo o relatório, as vítimas mais jovens possuem entre 35 e 44 anos.
No momento, 72 pessoas estão internadas em todo o estado. A Capital, novamente, possui o maior contingente: 13 pacientes.