Da Redação Avance News
Simone Zani Beatricce e Anderson Rubas Girotto, com os filhos Pedro e Sofia, receberam nesta terça-feira (25/04) os participantes da Tarde de Campo em Sistemas de Cultivo de Feijão Orgânico, na localidade de Alto Rio dos Sinos, em Caraá. A propriedade é uma das seis Unidades de Referência Técnica (URT) implantadas pela Emater/RS-Ascar na Região de Porto Alegre, com os produtores rurais.
Simone e Anderson decidiram voltar para o campo e optaram pelo interior de Caraá em 2017, onde passaram a viver nas terras que o pai dela comprou em 1977, que tem 80 hectares. Daí surgiu o Sítio Casa de Barro, nome que eles deram ao sítio e ao espaço de venda de hortigranjeiros orgânicos que eles têm na internet. A comercialização da produção é feita de três formas, na feira no centro de Caraá; para escolas, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar; e venda direta a domicílio.
Na propriedade deles foi implantada a URT em produção de feijão, em 2023. Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Rodrigo Sasso, no local foram testadas três variedades de feijão com sementes provenientes do Departamento de Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), os feijões Centenário, Triunfo e Guarapiá. “O sistema produtivo em Caraá é o orgânico, se diferenciando das demais URTs, por serem utilizados no cultivo apenas insumos registrados e aprovados pela Certificação Orgânica”, ressalta.
No evento os participantes puderam conhecer como foi instalada a unidade de observação de feijão, o sistema implantado e o que fazer para manter a fertilidade do solo na produção orgânica, como a família organiza a produção para que os produtos cheguem diretamente à mesa dos consumidores e como garantir a segurança e soberania alimentar utilizando feijão e outros produtos existentes na propriedade. Os visitantes puderam provar receitas feitas com feijão, como bolo de feijão e farinha de arroz, pão de farinha de milho, pão integral, geleias, sucos com frutas cultivadas pela família, chá e feijão mexido, que é um prato típico feito no município.